Requerimento para redução de alunos e turmas vinculados ao professor.

Requerimento para redução de alunos e turmas vinculados ao professor.

Muitos professores, tanto de sociologia como de outras áreas – especialmente aquelas cuja carga horária é pequena – têm se queixado do excesso de turmas e de alunos vinculados ao professor.
Pensando nisso, a equipe do Café com Sociologia pesquisou a legislação de que trata a matéria e redigiu um documento que pode ajudar os professores nessa situação. Tal iniciativa pode ajudar a reverter esse quadro tendo em vista que Sociologia e Filosofia são componentes curriculares recém reimpladados no currículo e isso faz com que haja equívoco da parte dos sistemas de ensino, principalmente pelo fato destes vincularem a um único professo um excessivo número de alunos, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem.
Estamos certos que que o processo de valorização da disciplina é uma longa e árdua jornada e que além dessa iniciativa individual é preciso recorrer à  mobilização coletiva para que o direito de alunos e
professores sejam respeitados.
Caso os diretores se mostrem intransigentes em relação ao assunto, as autoridades competentes podem ser acionadas. Dependendo da esfera, as instituições que podem ajudar a solucionar o problema são:
Na esfera federal: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Ministério Público, Ministério Público do Trabalho.
Na esfera estadual e municipal: Secretaria de Educação, Conselho Estadual/Municipal de Educação, Ministério Público Estatual, Ministério Público do Trabalho.
Além disso, o documento elaborado por nós pode ser utilizado numa possível ação judicial para os servidores no regime estatutário e numa ação trabalhista para os servidores de vínculo CLTista.

Baixe o modelo do requerimento aqui

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
Leave a response comment7 Responses
  1. Anônimo
    agosto 14, 15:30 Anônimo

    A charge reflete a realidade, Aqui no RJ , perdemos 1 tempo de aula no 2° ano. Só no 3° temos os 2 tempos. Turmas super cheias!

    reply Reply this comment
  2. Fernanda Mota Freire
    agosto 15, 22:58 Fernanda Mota Freire

    Bom , acho que hoje em dia são muitos alunos e a carga horária e muito estressante , tanto para os alunos quanto para o professor .
    e isso de certa forma interfere , um pouco direto e indiretamente no interesse e na aprendizagem dos alunos de hoje em dia .
    mas para que os estudos sejam valorizados é preciso , interesse , de ambos os lados …
    tanto de educadores quanto de alunos , .
    só assim então poderemos ter ensino de qualidade , ou pelo almenos finjirmos que aprendemos algo né kkk !"

    reply Reply this comment
  3. Isabella Farias
    setembro 17, 21:54 Isabella Farias

    A carga horária é muito estresante (Principalmente para professores que dão aula em duas ou mais escolas), as salas de aulas mais cheia. Bom alunos não importam em aprender e nem professores (alguns) querem ensinar, isso prejudica, pois alguns professores fingem q dão aula, precisamos de ensino de qualidade e que leve esse país adiante.

    reply Reply this comment
  4. kemily Dias
    setembro 17, 22:48 kemily Dias

    Professores na minha opinião é uma das profissões mais importantes que possa ter na sociedade democraticamente falando, pois o caráter de uma pessoa hoje se dá pelo que ela foi quando pequena, e quando pequena na escola.Não existe ensino fundamental sem alfabetização, e ensino médio sem ensino fundamental e aí é que tá a grande importancia de um professor que exerce sua profissão corretamente na vida de um aluno.
    Os professores deveriam ser mais do que valorizados…

    reply Reply this comment
  5. Anônimo
    setembro 17, 23:49 Anônimo

    Alguns professores trabalham em varias escolas e isso aumenta sua carga horaria, e tem alguns q não tem interesse, preferem fazer bagunça do que estudar!

    reply Reply this comment
  6. Daniel Santos
    setembro 18, 02:10 Daniel Santos

    Apoio o comentário citado acima, nossos professores são muito desvalorizados, os professores são como um oráculo, nos ensinam propriamente dito o futuro. Um futuro não tão distante, e dependendo de nossos atos no presente sofreremos as consequência, e pode ter certeza que que elas virão, pois até a Física nos prova isso "Toda ação exerce uma reação".
    Então valorize seu professor!

    reply Reply this comment
  7. Maísa Macêdo Fernandes
    setembro 22, 21:53 Maísa Macêdo Fernandes

    Algumas pessoas não valorizam a profissão dos professores, mas será que eles não sabem que os professores é que vão definir seu futuro?

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: