Redução de turmas vinculados ao professor para um melhor aproveitamento
Por Roniel Sampaio Silva
Muitos professores, tanto de sociologia como de outras áreas – especialmente aquelas cuja carga horária é pequena – têm se queixado do excesso de turmas e de alunos vinculados ao professor.
Pensando nisso, a equipe do Café com Sociologia pesquisou a legislação de que trata a matéria e redigiu um documento que pode ajudar os professores nessa situação. Tal iniciativa pode ajudar a reverter esse quadro tendo em vista que Sociologia e Filosofia são componentes curriculares recém reimpladados no currículo e isso faz com que haja equívoco da parte dos sistemas de ensino, principalmente pelo fato destes vincularem a um único professo um excessivo número de alunos, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem.
Estamos certos que que o processo de valorização da disciplina é uma longa e árdua jornada e que além dessa iniciativa individual é preciso recorrer à mobilização coletiva para que o direito de alunos e
professores sejam respeitados.
professores sejam respeitados.
Caso os diretores se mostrem intransigentes em relação ao assunto, as autoridades competentes podem ser acionadas. Dependendo da esfera, as instituições que podem ajudar a solucionar o problema são:
Na esfera federal: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Ministério Público, Ministério Público do Trabalho.
Na esfera estadual e municipal: Secretaria de Educação, Conselho Estadual/Municipal de Educação, Ministério Público Estatual, Ministério Público do Trabalho.
Além disso, o documento elaborado por nós pode ser utilizado numa possível ação judicial para os servidores no regime estatutário e numa ação trabalhista para os servidores de vínculo CLTista.