Adeus Weber: TV univesf oferece curso sobre o autor

Adeus Weber
Adeus Weber

Adeus Weber é um programa apresentado pelo professor Gabriel Cohn, da FFLCH, continua o curso sobre o pensador Max Weber. Nessa aula, ele confronta o pensamento de Weber com o de seu contemporâneo, o filósofo Nicklas Luhmann.

Sobre o clássico da Sociologia

Max Weber nasceu em 1864 em Erfurt, na Alemanha, e foi um sociólogo, filósofo e economista que teve uma influência significativa no campo da sociologia moderna. Ele é conhecido por sua teoria da ação social, que enfatiza a importância das crenças e valores individuais na compreensão da ação social humana.

Weber também desenvolveu a teoria do monopólio do poder político, que argumenta que o poder político é concentrado nas mãos de poucas pessoas ou grupos, e que isso é uma das principais causas da desigualdade social. Além disso, ele também foi um defensor da democracia parlamentar e da separação de poderes como formas de garantir a liberdade individual.

Outras contribuições importantes de Weber incluem sua análise da burocracia como forma de organização social e sua teoria da religião como um fator importante na formação da cultura e da sociedade.

Weber morreu em 1920, mas suas ideias continuam sendo amplamente estudadas e discutidas na sociologia e em outras disciplinas. Ele é considerado um dos principais fundadores da sociologia moderna e sua influência é sentida até os dias de hoje.

 

A TVUNIVESP oferece em seu site um curso (em vídeo) sobre Max Weber.
Segue a apresentação do curso:
“Gravado no Centro Universitário Maria Antonia – USP, o curso livre com o professor Gabriel Cohn, do Depto. de Ciência Política da USP, trata das razões para se pensar Max Weber como clássico, porém datado. Talvez o pensador máximo da era do Estado nacional, que se moveu com desenvoltura no pensamento social moderno desde Maquiavel e Hobbes, lidando com questões como dominação, potência, soberania – que, no entanto, já não são as nossas. Candidato, portanto, a respeitosa despedida. Mas, há também como pensar seu legado vivo, com todo um programa ainda a ser cumprido, já anunciado, por exemplo, por Niklas Luhmann”.

Site do curso.
https://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=7847

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta