Ícone do site Café com Sociologia

A participação política dos jovens: A internet e a (des)politização

Participação política dos jovens: um debate necessário.

Pesquisas, como aqueles desenvolvidas na UFRGS pelo professor Baquero, têm apontado que os jovens brasileiros possuem um distanciamento muito grande em relação a política.
Conduzir nossos jovens a participar ativamente tem sido um desafio muito grande. Mas não se trata, como apontou Baquero, de falta de informação, pois os jovens afirmam ser importante a participação política, o que torna necessário é levar nossos jovens a efetivar a participação.
Para pensar a participação política dos jovens. É necessário pensar nos repertórios que se utiliza para a formação política. Mundialmente, o Brasil está se tornando uma sociedade da informação, com quase metade da população conectada à Internet. Esses dados fornecem um debate sobre o impacto disso como uma instituição de socialização política relevante. Tem-se sugerido a construção de uma cultura política politizada e mais confiante, por outro lado, devido à ocorrência de intolerância e dogmatismo político, essa influência tende a ser mais negativa. Entre os jovens. Este artigo tem como objetivo analisar se o uso da Internet e de suas redes sociais afetará as atitudes e comportamentos políticos dos jovens e que tipo de cultura política está se formando. Os dados utilizados para testar a hipótese provêm de um estudo quantitativo realizado em três cidades do sul do Brasil em 2015/2016 Os dados são do NUPESAL / UFRGS, envolvendo 2.035 jovens entre 13 e 24 anos.

Referências

DE MORAIS, Jennifer Azambuja; BAQUERO, Marcello. A internet e a (des) politização dos jovens brasileirosCadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 25, p. 33-62, 2018.
Sair da versão mobile