ebook cafe

Formatos de ebook: guia completo para escolher o melhor para você

Formatos de eBook: Um guia completo para escolher o formato certo

Há um número crescente de pessoas que estão trocando a leitura tradicional no papel pela leitura de ebooks. É uma solução bastante prática e universal. Você não fica mais preso a dezenas de publicações impressas e agora pode levar um número ilimitado de livros com você nas férias, graças à espessura reduzida dos ebooks.

É muito importante saber que o formato de ebook influencia a aparência do texto, se ele é legível e se pode ser aberto no dispositivo, e, nesse sentido, é motivo de preocupação não apenas para os leitores, mas também para os autores e outras editoras.

Ebook: o que é?

Para começar, será apropriado e benéfico responder também à pergunta fundamental: o que é um ebook? Não se deve confundir as noções de ebooks e e-readers. O e-reader é um dispositivo de leitura distintamente diferente (leitores de livros) – é apenas um dispositivo de leitura.

O ebook é o formato digital do conteúdo impresso. Dispositivos eletrônicos (por exemplo, computadores, tablets, smartphones e e-readers) podem exibir a publicação. Eles podem, teoricamente, exibir arquivos em uma variedade de formatos (como EPUB, PDF, MOBI etc.) Isso ocorre porque o conteúdo impresso é convertido para formato eletrônico, preservando texto e imagens.

E há casos em que as versões eletrônicas têm suplementos de vídeo e áudio.

Os ebooks têm várias vantagens importantes:

  • compacidade (uma enorme biblioteca em um único dispositivo);
  • a capacidade de alterar a fonte, o tamanho dos caracteres e o fundo;
  • dicionários integrados;
  • função de pesquisa de texto;
  • luz de fundo e modo para leitura no escuro.

Não surpreende que este método de leitura tenha se tornado tão popular.

Importância de escolher um formato para um ebook

Vários fatores dependem em grande parte dos formatos de ebook:

  • exibição correta do texto em diferentes dispositivos;
  • proteção de direitos autorais;
  • tamanho do arquivo;
  • velocidade de download do livro;
  • acesso a elementos interativos;
  • suporte a arquivos multimídia, etc.

Hoje, os usuários podem criar independentemente vários formatos de ebook usando arquivos de origem. Se você precisa de um conversor de PDF para EPUB, use o serviço online universal PDF Guru.

Formatos populares e suas características

Existem vários tipos de ebooks mais populares, que têm suas próprias características e vantagens. Vamos considerar alguns deles com mais detalhes.

  • O formato mais comum é suportado pela maioria dos dispositivos de leitura. O formato é considerado universal, tem um layout adaptável e suporta a exibição de imagens e hiperlinks. Mas em dispositivos desatualizados, ele pode não ser exibido corretamente.
  • AZW / MOBI. Todos os e-readers da Amazon funcionam neste formato. MOBI é considerado um formato desatualizado. Os novos tipos são AZW e AZW3. Eles têm proteção DRM integrada. Mas a compatibilidade com outros dispositivos é limitada.
  • O formato manteve um layout fixo para documentos. É ótimo para publicações complexas com apresentações e ilustrações. Mas os arquivos podem ser grandes e nem sempre se adaptam a diferentes tamanhos de tela. O PDF é amplamente utilizado para criar livros didáticos eletrônicos, revistas e livros com um grande número de elementos gráficos.
  • Um formato simples, sem formatação adicional. Os arquivos abrem em todos os dispositivos e são pequenos. Mas eles não suportam estilos, interatividade e imagens.

A variedade de formatos para ebooks é bastante diversificada. Portanto, você precisa levar em consideração algumas das características da escolha.

Como escolher o melhor formato

Ao escolher um formato, é importante considerar vários critérios importantes.

  • A finalidade do livro. Ele pode ser destinado à venda em massa ou à distribuição interna, usado como material didático, etc.
  • Público. Considere quem vai ler o livro e em quais dispositivos. Pense na qualidade da exibição do texto e na funcionalidade.
  • Conteúdo. Para alguns ebooks, apenas o texto com uma fonte padrão é suficiente. Em outros casos, é necessário exibir imagens, gráficos, tabelas, elementos interativos, etc.
  • Proteção. O DRM é necessário para impedir a duplicação não licenciada e os direitos autorais.

Uma combinação das abordagens dará uma grande chance de selecionar o melhor formato de um ebook.

Dicas para criar um ebook

Se você decidir criar seu próprio ebook, primeiro precisará escolher um formato de arquivo. No futuro, use várias dicas úteis:

  • Certifique-se de verificar como o arquivo será aberto e exibirá o conteúdo em diferentes dispositivos.
  • Otimização. Os processos de otimização de imagens e outros elementos ajudarão a minimizar o tamanho do arquivo. Isso acelerará o carregamento e aumentará a eficiência da abertura de páginas, mesmo em dispositivos desatualizados.
  • Layout adaptável. Ele proporcionará flexibilidade ideal de exibição.

Essas etapas ajudarão você a alcançar o resultado desejado.

Considerações finais

Esses formatos afetarão diretamente o nível de legibilidade do ebook, a qualidade da apresentação e a eficácia da distribuição para o usuário quando alinhados corretamente com o tipo de ebook. Consequentemente, é imperativo conhecer os tipos de ebooks existentes, as diferenças e os objetivos. Às vezes, é benéfico usar muitos formatos simultaneamente para atingir o maior público possível.

Roniel Sampaio Silva

Doutorando em Educação, Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Zona Sul.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Literatura e Sociologia
Previous Story

Literatura e Sociologia: dicas para aulas interdisciplinares

Latest from Apoio Didático

Go toTop