Cristiano das Neves Bodart
Cristiano das Neves Bodart

Cristiano das Neves Bodart, 

Cristiano das Neves Bodart é fundador e editor do Blog Café com Sociologia (ver aqui postagens publicadas).

Natural de Piúma, ES. Cursou o Ensino Básico em escolas públicas. Casado e “pai” de cinco cachorros. Mora em Maceió-AL. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vinculado ao Centro de Educação. Docente do programa de Pós-Graduação em Sociologia/ICS-UFAL. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais-ABECS (gestão 2018-2020).

Formação:

Graduado em Ciências Sociais (USC), especialista em Geografia do Brasil (FIJ), especialista em Ciências Sociais e Religião (FAFIA), mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM) e doutor em Sociologia (USP).

Experiências na docência:

Antes de lecionar no Ensino Superior (2011-atual) teve experiência como professor do Ensino Fundamental etapa 1 (2002-2003) e etapa II (2004-2010) e Ensino Médio (2004-2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atuando na formação de professores de Ciências Sociais/Sociologia e no programa de mestrado em Sociologia (ICS-Ufal).

Atividades acadêmicas:

 

Cristiano das Neves BodartSeu tema de pesquisa do mestrado esteve ligado a participação social da política e na gestão pública. No doutorado dedicou-se aos estudos de movimentos sociais, participação social e partidos políticos. Paralelamente a esses temas, vem dedicando-se a temática Ensino de Sociologia, tendo publicado diversos artigos sobre essa temática, além de livros e capítulos de livros. Coordenou os Grupos de Trabalho no Encontro Nacional de Ensino de Sociologia do Ensino Básico (ENESEB, 2015, 2017, 2018) e organizou dois dossiês para periódico acadêmico sobre tal tema, além de atuar como vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e coordenar o grupo de pesquisa ConsCiências-Sociais.

 

Atualmente é editor chefe e fundador das Revista Café com Sociologia e Editor Chefe dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, da Revista Latitude. Ex-co-editor responsável das Revista Clóvis Moura da Humanidades e Clóvis Moura de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (2016-2020).  É avaliador ad hoc de diversas revistas científicas de Ciências Sociais. Tem publicado um livro, capítulos de livros, dezenas de artigos em periódicos acadêmicos, além de vários trabalhos apresentados em congressos e seminários regionais, nacionais e internacionais. Além da docência em sala de aula, atua como orientador de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Foi editor chefe da revista  Foco entre 2013 e 2017.

É membro fundador e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP), no qual vem desenvolvendo diversas pesquisas de resgate da história local (Piúma-ES), tendo realizado e organizado diversas exposições histórico-fotográfica, publicado um livro e organizado outro, além de ter capítulos de livro e dezenas de textos publicados em jornais sobre tal temática.

Foi, por três anos, coordenador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração da Faculdade Novo Milênio (NEPA) e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NEPEX) dessa mesma instituição. Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências Sociais (Xingó-Ufal) e divide a coordenação do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Movimentos Sociais (Ufal).

AQUI pode ser conferida uma entrevista concedida à revista Sociologia, da editora escala (nov. 2017) e AQUI para a Revista Observatório (UFMA/UNESP) (out. 2018).

 

Outras atividades:

Além da Sociologia, adora fotografia, tendo se aventurado, ainda de forma insipiente, na Sociologia da Imagem e na fotoetnografia, publicando alguns trabalhos nessas áreas.

Blogueiro desde 2009, por ocasião da criação do Blog Café com Sociologia.

Palestrante e conferencista (especialista nos temas “ensino de Sociologia”, “formação do professor de Sociologia” e “movimentos sociais”).

Obs: Realiza, à convite, participação voluntária em palestras, conferências, mesas e minicursos em instituições de ensino públicas (desde que custeado os gastos com transporte e hospedagem). Necessidade de agendamento com pelo menos 30 dias de antecedência. Interessados entrar em contato por e-mail.

Currículo Lattes AQUI

Veja suas Publicações acadêmicas (em PDF) aqui

 

Cristiano Bodart

Contato: cristianobodart[@]hotmail.com – sem os colchetes “[ ]”

 

 

Livros publicados ou organizados

Dicionário do ensino de Sociologia

BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

 

Ensino de Sociologia e Filosofia

BODART, Cristiano das Neves (Org.). O ensino de Sociologia e Filosofia escolar. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

 

BODART, Cristiano das Neves (Org.). Sociologia e Educação, vol.2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

 

Sociologia e educação

BODART, Cristiano das Neves (Org.). Sociologia e Educação, vol.1. 2º ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

 

BODART, Cristiano das Neves; SILVA-SAMPAIO, Roniel (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol.2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wanderson Luan dos Santos. (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

 

BODART, Cristiano das Neves (Org.). Sociologia e Educação, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

 

BODART, Cristiano das Neves (Org.). Diálogos sobre o ensino de Sociologia, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

 

O Ensino de Humanidades

BODART, Cristiano das Neves (Org.). O ensino de Humanidades. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

 

BODART, Cristiano das Neves; Sociologia Escolar: ensino, Discussões e Experiências. Porto Alegre: Circula, 2018.

 

BODART, Cristiano das Neves; et al. História e Estórias de Piúma. Cachoeiro de Itapemirim: Gracal, 2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BODART, Cristiano das Neves (Org.). Gestão Pública: transparência, controle e participação social. Vila Velha: Fundação Novo Milênio, 2015. Clique na imagem para obter gratuitamente a versão em pdf.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BODART, Cristiano das Neves. Iriri: a construção de um balneário. Piúma: Instituto Histórico e Geográfico de Piúma, 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BODART, Cristiano das Neves; MARCHIORI, Cassiane Ramos; SOUZA, Alexandro Ferreira de. Piúma sob a narrativa de Dulce de Oliveira Nunes. Piúma: IHGP, 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BODART, Cristiano das Neves. Índios do Orobó: os primeiros piumenses. Piúma: IHGP, 2019.

 

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: