Solidariedade Mecânica e Orgânica

Hoje fui arguido a cerca dos conceitos Solidariedade Mecânica e Orgânica. Embora seja uma pergunta simples, mas  foi a primeira vez que a ouço. A fim de compartilhar a pergunta e uma possível resposta, resolvi criar esse post.
Fonte: sociologia-agroindustria.blogspot.com

PERGUNTA:
É possível uma sociedade com solidariedade orgânica passar para uma solidariedade mecânica, ou o oposto?
SUGESTÃO DE RESPOSTA:
Se pensarmos no nível macro, acredito que as sociedades tendem a se complexarem cada vez mais, isso devido a própria capacidade do ser humano e sua constante ampliação das necessidades. Por tanto, uma sociedade com solidariedade mecânica tende, mas não necessariamente, ir rumo a uma sociedade de solidariedade orgânica. Já o contrário, penso que apenas em escala micro, isso quando um grupo (como já ocorre) cansado do modelo de sociedade atual, abandona a cidade e criam comunidades de solidariedade mecânica, como muitos jovens fizeram na década de 70.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. MEUS NETOS , MEUS AMORES
    maio 25, 13:21 MEUS NETOS , MEUS AMORES

    Gostaria de ter um exemplo de solidariedade orgânica para apresentar em um trabalho de sociologia, vc poderia me ajudar ?

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: