Solidariedade Mecânica e Orgânica

Hoje fui arguido a cerca dos conceitos Solidariedade Mecânica e Orgânica. Embora seja uma pergunta simples, mas  foi a primeira vez que a ouço. A fim de compartilhar a pergunta e uma possível resposta, resolvi criar esse post.
Fonte: sociologia-agroindustria.blogspot.com

PERGUNTA:
É possível uma sociedade com solidariedade orgânica passar para uma solidariedade mecânica, ou o oposto?
SUGESTÃO DE RESPOSTA:
Se pensarmos no nível macro, acredito que as sociedades tendem a se complexarem cada vez mais, isso devido a própria capacidade do ser humano e sua constante ampliação das necessidades. Por tanto, uma sociedade com solidariedade mecânica tende, mas não necessariamente, ir rumo a uma sociedade de solidariedade orgânica. Já o contrário, penso que apenas em escala micro, isso quando um grupo (como já ocorre) cansado do modelo de sociedade atual, abandona a cidade e criam comunidades de solidariedade mecânica, como muitos jovens fizeram na década de 70.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. MEUS NETOS , MEUS AMORES
    maio 25, 13:21 MEUS NETOS , MEUS AMORES

    Gostaria de ter um exemplo de solidariedade orgânica para apresentar em um trabalho de sociologia, vc poderia me ajudar ?

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: