/

Diferenças entre Estado, nação e governo

Estado e governo

Diferença entre Estado, nação e governo

Por Cristiano das Neves Bodart
Há motivo de se descabelar quando perguntado qual a diferença entre Estado, nação e governo? Nem tanto! O que parece, à princípio, que se confundem, mas são coisas bem diferentes. Continue lendo que entenderá as diferenças.
Então vejamos: Nação “é um conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de idioma, religião, valores” (OLIVEIRA, 2000, p. 175). Já o Estado “é um nação com governo” (OLIVEIRA, 2000, p. 175). Trata-se de uma entidade abstrata que não tem querer, nem agir próprio e que está delimitado por fronteiras territoriais. Quem atua é o governo, as pessoas que estão em seu comando, que, por sua vez, “é um elemento transitório do Estado”, sendo o grupo que está em seu comando. Importa destacar que “o governo muda e o Estado continua*” (OLIVEIRA, 2000, p. 175). Dito isto, O Estado é administrado pelo governo (grupo de pessoas) que domina sobre uma nação, ou seja, sobre um povo que tem elementos culturais compartilhados e que vive, quase sempre, sob o território pertencente ao Estado. Atenção, para existir uma nação não é necessário existir Estado, tal como ocorre com os ciganos, por exemplo. A nação é anterior ao Estado.
As pessoas que administram o Estado em regimes democráticas são eleitas. Em outros regimes são escolhidos por um pequeno grupo ou é auto proclamado com uma figura política.
A nação brasileira são os brasileiros com suas culturas. A nação brasileira tem um Estado, possuiu território e governo. Há nações que não têm Estado e nem território. Há os que têm apenas território.
Notas:
* Pode deixar de existir, se dividir ou se fundir a outro por meio de uma revolução. Mas não é algo tão simples de ocorrer quanto eleições para mudança de governo.
Referência
\
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. 20 ed. Editora Ática: São Paulo, 2000.
Obra de apoio ao professor de Sociologia. Adquira AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

5 Comments

  1. Fácil de entender, por isso temos a Nação rubronegra e não um Estado rubronegro. O conjunto de torcedores por um clube pode
    formar uma Nação.

Deixe uma resposta