Por uma educação humanizada – A desumanização nazista

Por uma educação humanizada

Entenda o conceito de educação humana No dicionário, humanização significa tornar a pessoa humana, dar ou obter condições humanas. Tal definição mostrou que a educação a partir desse termo propõe algo diferente do modelo tradicional. No passado, os jovens geralmente ficavam com mestres que eram responsáveis ​​pelo ensino de competências profissionais e básicas. Com o passar do tempo, a forma de aprender mudou e os alunos passaram a se concentrar no interior da escola. Um deles é a distância entre educadores e alunos. Na chamada era da informação, tudo mudará rapidamente e novos recursos parecem mudar a maneira como as coisas são feitas – a tecnologia é uma das principais responsáveis ​​pelo ritmo das mudanças. Nesse caso, a impressão é que as pessoas têm pouco ou nenhum tempo para se dedicar aos outros, ou seja, para estabelecer relações de qualidade. Esta situação existe em muitos ambientes de ensino, especialmente aqueles limitados ao BNCC.

Portanto, a educação humanizada parece ser uma opção para a formação de cidadãos completos em diferentes áreas. O objetivo é fazer com que o aluno se sinta bem-vindo e faça parte do grupo em que vive – seja na escola ou em outro lugar. As pessoas não só precisam aprender fórmulas e memorizar conceitos, mas também precisam desenvolver inteligência emocional desde tenra idade. Esse tipo de treinamento abrangente será muito útil para aproveitar oportunidades, enfrentar desafios e evitar obstáculos na vida. O foco da educação humanitária não deve recair apenas na disseminação de conhecimentos relacionados a diferentes áreas. Ele deve ir além, prestar atenção ao processo de desenvolvimento humano de todos e sempre se esforçar para aprimorar habilidades como empatia e colaboração.

Educação humanizada diz respeito a pensar a educação não apenas na sua dimensão técnico-racional-matemática para evitar episódios como o descrito abaixo na ocasião do nazismo.

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:

educação humanizada

(Ilustração: Morgan Weistling)
“Prezado Professor, Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.

Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.”

Retirado de: https://acervodeprofessor.blogspot.com.br/2012/11/carta-dirigida-professores-encontrada.html

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

2 Comments

  1. Formar seres humanos com o propósito de construir e disseminar o bem é difícil, sobretudo com tamanha competitividade ao nosso redor. O ensinamento deve partir do princípio elucidativo sobre como saber ganhar ou perder, sem, contudo, passar por cima das convicções alheias para uma vida sobressalente. Não pode haver moral ou paz de espírito dessa forma.

Deixe uma resposta