Quando a sociologia se encontra com a redação no Ensino Médio

Por Roniel Sampaio Silva
Escrever é um ato que envolve afinco, criatividade e raciocínio. Eu particularmente gosto de exercitar a escrita para consolidar minhas leituras e para organizar o que penso. Não seria bacana que nossos alunos tivessem esse hábito? Com um país de dedicados leitores e escritores fica mais fácil sonhar com um futuro melhor.  Divagando sobre esse sonho me indago: como eu, professor, posso usar a sociologia para isso?
Leitura e escrita é a base da escolarização e sem o fortalecimento dessas o trabalho dos professores fica comprometido. Muitos docentes alegam que problemas de leitura e escrita são responsabilidade tão somente dos professores de língua portuguesa. Embora os docentes da língua vernácula tenham mais tempo para trabalhar a escrita e a leitura não significa que isso possa ser ensinado em todas as matérias do currículo. Cabe aos professores de língua portuguesa dar uma visão aprofundada sobre as regras da língua culta, bem como de apresentar recursos estilísticos para compreensão de texto, entre outras coisas mais. Ainda assim, cabe a todos os professores fortalecer a relação com a escrita e leitura.
Pensando na responsabilidade que todos temos para melhorar a leitura do mundo por parte dos nossos alunos, pensei em usar uma “isca” para os alunos se interessarem mais por sociologia. Uma das estratégias é usar a redação para ensinar melhor sociologia. Como? Analisando os textos dissertativos, bem como suas respectivas argumentações.
Como anteriormente dito, os professores de língua portuguesa trabalham produção de texto e dão ênfase na estrutura, linguagem, coerência e coesão. Todavia, isso não é o suficiente para uma boa redação, sendo necessário ter boas referências, argumentos e construção/organização de pensamento. É no quesito “refinamento da argumentação” que a sociologia pode contribuir bastante.
Quais seriam os procedimentos pra aliar produção textual e Sociologia?
 
1- Converse com o professor de língua portuguesa e proponha uma avaliação dupla. Uma redação com um tema sociológico no qual cada professor avalie o que foi dado na sua disciplina.
2- Selecione textos motivadores e elabore uma “apostila” ou “portifólio” com os alunos que quiserem treinar a escrita. Sugerimos alguns textos motivadores do site descomplica (acesse aqui). Estimule que seus alunos escrevam pelo menos um texto semanal.
3- Veja os critérios de avaliação das redações do ENEM  e busque orientar os alunos para melhorar seus textos. Ajude-os a elaborar mapas mentais, plano de redação e estruturação lógica das ideias com base nas lições da sociologia.
4- Na correção de cada redação avalie a argumentação e aponte contribuições sociológicas para melhoria do texto .
ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: