Dica de filme sobre consumismo “1,99 – Um Supermercado que vende palavras”

Ficha técnica 

Drama, Brasil, 2003, 72min; Colorido. Direção: Marcelo Masagão.

Sinopse
O drama nacional escrito e dirigido por Marcelo Masagão trata do desejo, angústia e compulsão por fazer compras, em um supermercado que “vende” conceitos e ideias como família, sucesso e amor. Apresentado na forma de curtas histórias, temos visões interessantes sobre a vida, convivência, violência e outros aspectos da sociedade moderna.

Reflexões sociológicas
Em um cenário todo branco e sem diálogos, com prateleiras e carrinhos iguais aos de um supermercado, o diretor paulista Marcelo Masagão faz uma reflexão sobre os limites do consumismo. O filme apresenta cenas que levam à reflexões sobre os limites e as possibilidades de atuação, individual e coletiva, diante da fetichização presente na sociedade pós-industrial.

 

Sugestões temáticas

– Indústria Cultural   – Consumo
– Consumismo – Conformismo

Publicado originalmente em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=385#

ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Dana
    novembro 04, 07:31 Dana

    Vou ver este filme, muito obrigado! Vi também outro bom filme dirigido por Marcelo Masagão – “Ato, Atalho e Vento” ( http://filmesdublado.online/2572-ato-atalho-e-vento-2015.html )

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: