Sociologia na prática, como é? Ao contrário do que muita gente pensa, a Sociologia tem implicações práticas as quais podem ser instrumentalizadas pelas experiências individuais e sociais de modo tal que sua compreensão pode ajudar a desenvolver algumas habilidades. Neste texto iremos apontar algumas dessas contribuições.
Por Roniel Sampaio-Silva
Vamos começar com algumas contribuições do sociólogo Antony Giddens nos ajuda a pensar em alguns pontos em que a Sociologia, aliada à imaginação sociológica, pode nos aprimorar como sujeitos. É fato que pensamos a partir da nossa visão de mundo. Portanto, nosso ponto de vista algumas vezes é passível que equívocos o quais naturalizam certas diferenças sociais e amplia o preconceito e a intolerância. Sendo assim, a sociologia ajuda-nos a refletir sobre certas posturas e visões de mundo.
1- Leitura de contexto
2- Alteridade
3- Enxergar as regras do jogo e não apenas o movimento dos jogadores
4- Interdependência
5- Convivência com outros pontos de vista
Considerações finais
Finalizando, tomamos por exemplo comum: um indivíduo que tem uma visão influenciada pela Sociologia entenderá que a sua atração pela compra de bens de consumo oriundos de grifes famosas nada mais é que uma necessidade social que este tem pertencer a um determinado grupo, grupo este que, por sua vez, tem seu padrão criado pela indústria da moda que passa a lucrar a partir de uma necessidade canalizada para o consumo. O sujeito consciente pode optar ou não por romper com tal atração.
Referências
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed Ed. S.A., 2005.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
MARTINS, José de Souza. Uma sociologia da vida cotidiana – ensaios na perspectiva de Florestan Fernandes, , de Wright Mills e de Henri Lefebvre. São Paulo: Editora Contexto, 2014. 224p.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis. Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
Publicado originalmente em 14 de fevereiro de 2013 às 06:27
Parabéns pelo artigo! bem escrito, coeso.
otimo texto. Visito sempre essa página para ampliar meus conhecimentos para assim enriquecer minhas aulas de sociologia.
Ligia
Ótimo texto. Orgulho de ser Socióloga!!!
Obrigado. Nossa objetivo é sempre continuar nos aprimorando para levar para vocês um conteúdo de qualidade. Abraços
perfeito, por isso faço Ciências Sociais.
No tempo em que vivemos , queremos apenas coisas que sejam últeis ao nossos olhos e coisas que não parecem serem ultilizáveis nossa mente logo descarta , então logo nos perguntamos para que serve a sociologia …
então como sua serventia é pouco notável logo começamos a despresalá mas isso não pode acontecer …
amei!
A Sociologia pra mim tem utilidade quando trata de grupo social, posiçao social e relaçoes sociais.Aliás é o que li num livrinho”grupo, posiçao social e relaçao socialsão abstrações diferentes de uma mesma realidade concreta”
Ela (a Sociologia) me esclarece quando trata de padroes de comportamento e dos papeis sociais nos grupos humanos.
Texto fenomenal, de fácil entendimento.
não sou professora, ainda. mas o conteúdo exposto aqui, me ajudou bastante. vim procurando respostas para uma pergunta e sai com resposta e esclarecimentos para várias… obrigada e parabéns !!
Obrigado. Estamos à disposição
Gostei muito, pois foi tão bem explicado Titee top. Por mas saber e ensinamentos assim.