Definição de Fato Social
“Eu sou uma aluna Portuguesa, que ingressou este ano para a Faculdade e tenho em mãos um trabalho de análise e investigação em Sociologia.
Consiste em pegarmos num facto social, á nossa escolha, e podermos enquadra-lo e explica-lo segundo a visão de Durkheim. Pesquisei alguns factos sociais que pudessem ser interessantes para analisar, e escolhi o Crime. Durkheim, no 3º capitulo fala muito deste tema, considerando-o um facto normal. Mas agora estou na dúvida, se o “Crime” é mesmo um facto social, ou se é consequência de vários factos sociais. Estou um pouco confusa com este tema, e não sei se será a melhor escolha do tema”.
Sílvia
É normal quando contribui para o bom funcionamento da sociedade. Por exemplo, um ladrão ao roubar fortalece a consciência coletiva dos indivíduos em torna da norma ou lei não observada, por ele. Além desse fato, sua prisão poderá ser um exemplo para os demais – o crime reduz a criminalidade, essa seria o princípio básico, desde que em baixos índices.
Sempre achei complicado discutir o Crime como fato social. Se você aborda outro fato social, a moda dominante numa determinada sociedade, tenho a exterioridade e coerção (existem condições sociais que obrigam o indivíduo a vestir de acordo com a moda se me visto deferente do padrão atraio o riso e o estranhamento) e é geral ( a maioria se veste de acordo com a moda). Analisando a teoria fica difícil entender como o crime é um fato social quando comparado com outros como o casamento, religião e etc. permitidos pela sociedade.