/

Solidariedade mecânica e Solidariedade orgânica

Solidariedade mecânica e Solidariedade orgânica

Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica

Por Cristiano Bodart

Obra

O Conceito de solidariedade mecânica e orgânica podem são frutos da obra “De la Division du Travail Social”, Durkheim buscou esclarecer que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social (veja aqui o que é coesão social), está baseada no grau de consenso produzido entre os indivíduos. Esse consenso produzido esse sociólogo chamou de solidariedade. Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a  mecânica e a orgânica. Abaixo é apresentado os dois tipos de solidariedades, assim como uma tabela comparativa.

Solidariedade mecânica

Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas “primitivas” ou “arcaicas”, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.

TIPOS DE SOLIDARIEDADE, SEGUNDO E. DURKHEIM
MECÂNICAORGÂNICA
Sociedade simplesSociedades complexas
As funções sociais dos indivíduos são semelhantesAs funções sociais dos indivíduos são especializadas e interdependentes
Não há significativa divisão social do trabalhoA divisão social do trabalho é bastante complexa
Predomínio de mecanismo de coerção imediata, violenta e punitivaPredomínio de mecanismos de coerção formais, exercidos de forma mediada
Predomínio do direito repressivoPredomínio do direito restitutivo
Sociedades economicamente simplesSociedades economicamente complexas.

 

Solidariedade orgânica

Solidariedade orgânica De modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas “modernas” ou “complexas” do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada. A divisão econômica do trabalho social é mais desenvolvida e complexa e se expressa nas diferentes profissões e variedade das atividades industriais. Durkheim emprega alguns conceitos das ciências naturais, em particular da biologia (muito em uso na época em que ele começou seus estudos sociológicos) com objetivo de fazer uma comparação entre a diferenciação crescente sobre a qual se assenta a solidariedade orgânica.  Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde à divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos.  Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o Direito.

 

 

 

Livros de sociologiaAdquira AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

99 Comments

  1. obrigado professor! era isso mesmo que estava procurando, andei lendo uns livros e confesso que não entendia nada, esse quadro sinóptico traduziu bem as diferenças entre os dois tipos de solidariedades.
    Grato mesmo!

  2. Se pensarmos no nível macro, acredito que as sociedades tendem a se complexarem cada vez mais, isso devido a própria capacidade do ser humano. Por tanto, uma sociedade com solidariedade mecânica tende, mas não necessariamente, ir rumo a uma sociedade de solidariedade orgânica. Já o contrário, penso que apenas em escala micro, isso quando um grupo (como já ocorre) cansado do modelo de sociedade atual, abandona a cidade e criam comunidades de solidariedade mecânica, como muitos jovens fizeram na década de 70.

  3. Uma comunidade que, os seus elementos, praticam agricultura urbana pós laboral e se ajudam entre si quando a altura da plantação ou colheita, podemos considerar solidariedade mecânica?

  4. Um site como este é a ferramente ideal para professores que estão iniciando suas carreiras na docência, bem como para alunos que buscam uma explanação breve e esclarecedora do assunto. O professor, certamente, está de parabéns!

  5. Trabalho com pessoas "RH" e entrei neste blog por compartilhamento no "Face"…muito interessante, acredito que nossa sociedade para caminha para uma solidariedade mais orgânica,muito marcada ainda por crenças,valores e conceitos da solidariedade mecânica…pelo menos já se enxerga uma evolução do ser humano em encarar as adversidades de forma diferente.

  6. Há um erro nessa "tabela". A consciência Coletiva é maior nas sociedades simples, ou seja onde se manifesta a solidariedade mecânica.

  7. Muito bom…Agora, vc consegue me esclarecer a respeito de um sociologo que estuda as cidades, no que se basearia esse estudo e o que seria um tipo de cidade ideal.

  8. Os mecanismos de coerção violentos e punitivos da solidariedade mecânica é aplicado em todas as sociedades que se adequam ao modelo de sociedade simples? No caso de um meio rural, com indivíduos que compartilham valores e exercem de certa forma a mesma função, como se aplicaria tal coerção? E li uma pergunta feita e respondida acima que acabou me confundindo um pouco. Entendo que para se considerar solidariedade mecânica é necessário estar organizado nesse modelo, mas a solidariedade em si não é definida por atos, seja ela qual for?

  9. Muchas gracias profesor: Viéndolo asi parace tan facil!!!!
    Durante las clases, los profesores no se preocupan tanto en hacer la clara diferencia que existe en las dos.
    Abrazo
    Gloria

  10. "Tomando por base os conceitos de solidariedade mecânica e orgânia (e suas características) exerce sua intelectualidade explicando que tipo de solidariedade seria ideal para nossa sociedade. Se necessário, unindo aspectos de ambas."
    Essa foi a pergunta do meu professor, eu nao entendi e gostaria de uma ajuda. Obrigado!

  11. Patrícia, mais ou menos. Posse ser afirmado isso, desde que a sua ideia de tribo está associada a sociedades "primitivas". e que tenha em mente que o que define não é ser urbano ou rural, mas o tipo de organização. As sociedade rurais capitalistas mantém solidariedade orgânica (divisão e especialização de tarefa)

  12. Olá! Muito bom o seu texto, parabéns! Tenho uma dúvida: na sociedade do filme "O auto da compadecida" pode-se dizer que há solidariedade mecânica?

  13. Talvez porque "as crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados garantem a coesão social" e há pouquíssimas profissões. Pode ser?

  14. Durkheim deixou um estudo cientificamente falando, fora da sua época; que muito se diz com a nossa realidade, pois tudo o que ele nos deixou podemos pesquisar e veremos que ele teve uma mente brilhante, vivendo em época que não condiz a nossa realidade, pode ver além da sua imaginação. Vejo nele " OLHOS DE ÁGUIA "; não somente ele, mas outros …!
    Testo explicativo, direto e coerente. PARABÉNS!

  15. Posso dizer q a sociedade mecânica segue um padrão de valores, como regras ditas pelas sociedade e o que a mesma determina? E que a sociedade orgânica é a própria adaptação, o modo de pessoal que enxergamos a sociedade?

  16. De uma forma simples e direta consegui entender o que é a solidariedade mecânica e orgânica! Obrigada, me ajudou MUITO!

  17. Durkheim deixou um estudo cientificamente falando, fora da sua época,que muito se diz com a nossa realidade, pois tudo o que ele nos deixou podemos pesquisar e veremos que ele teve uma mente brilhante, vivendo em época que não condiz a nossa realidade, pode ver além da sua imaginação.

  18. Eu sou marxista, mas não fecho os olhos para outros autores que não sejam dessa linha de pensamento e faz pouco tempo que recomecei a ler Durkheim afim de conhecer melhor a obra e estou nesse momento justamente na Divisão Social do Trabalho. Não sei se estou errado, mas de qualquer forma é um dúvida que carrego comigo desde a faculdade, sou formado em história, tive sociologia e estudei tanto esse autor como o Weber só que no caso do francês alguns pontos ficaram nublados e gostaria de esclarecer aqui.
    Essa divisão social do trabalho promotora da solidariedade, no meu ver máscara as contradições que existem dentro da sociedade porque no caso da solidariedade mesmo que ela seja desenvolvida nas estruturas políticas, culturais, jurídicas e econômicas os integrantes dessa sociedade deveriam ser seguir a ordem estabelecida, pois ela traria a ordem e o progresso. Me parece que ele rejeita as causas das contradições da sociedade no plano econômico como se esse não fosse um fator determinante já que as relações entre indivíduos funcionam no plano material. Essa é a minha dúvida em relação a esse intelectual.

  19. Sou professor de História, mas a cada dia que passa estou mais convencido da importância do diálogo interdisciplinar, claro, sempre levando em consideração as possibilidades e os interditos próprios decada disciplina. Fico feliz quando encontramos espaços como estes que engrndece e expande o nosso vocabulário conceitual. Parabéns.

  20. Me ajudou muito, só aprendo quando o assunto e esclarecido de imediato como no caso desta tabela, muita teoria me confunde demais! Parabéns e obrigado!

  21. Obrigado professor, me ajudou a compreender a obra da Divisão do Trabalho Social. Durkheim escreve de um modo que não ajuda nós estudantes de ciências sociais, um conceito tão positivo não precisa ser explicado de forma tão extensa, acredito eu.

  22. Analise as afirmações a seguir em “V” para as verdadeiras e “F” para as de conteúdo falso sobre dois conceitos construídos na teoria de Émile Durkheim: solidariedade orgânica e solidariedade mecânica.

    ( ) Sociedades simples, a consciência individual é similar à consciência coletiva, ou melhor dizendo, a consciência coletiva recobre a consciência individual e os indivíduos agem, não por movimento próprio, mas em função do ser coletivo. Esta é a solidariedade mecânica.

    ( ) Nas sociedades capitalistas em que as pessoas participam da sociedade por esferas próprias de atuação e que, em grande parte, suas individualidades são preservadas, a solidariedade social é chamada de solidariedade orgânica.

    ( ) Tanto na solidariedade orgânica quanto na solidariedade mecânica, os sentidos do trabalho se ligam à essência humana. Para Durkheim, trabalho é essência humana e cria riqueza nas sociedades capitalistas, onde a contradição está presente nas classes sociais.

    Assinale a alternativa com a sequência correta da questão:

Deixe uma resposta