/

Ação Social de Max Weber [video]

Ação Social de Max Weber

Ação Ação Social de Max Weber é um dos principais conceitos basilares da sociologia compreensiva. Diz respeito a ação direcionada aos outros e cujo sentido é socialmente compartilhado. Max Weber, um dos mais renomados sociólogos do século XX, desenvolveu uma teoria da ação social que tem sido amplamente estudada e discutida. A ação social é definida por Weber como a ação humana que é orientada por um significado subjetivo que é dado a ela pelo agente ou ator social. Neste contexto, Weber propõe a existência de quatro tipos ideais de ação social, a saber: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional. Neste artigo, discutiremos a teoria da ação social de Weber, com ênfase na ação racional com relação a valores e sua relação com a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade.

A ação racional com relação a valores é um tipo de ação social que se orienta por valores intrínsecos ao agente. Weber argumenta que este tipo de ação social é motivado por crenças profundamente arraigadas do agente, que podem ser religiosas, éticas ou morais. Para Weber, a ação racional com relação a valores é um tipo de ação social que se caracteriza pela busca de uma finalidade que está intrinsecamente ligada aos valores do agente. Ele explica: “a ação racional com relação a valores é a ação que se orienta pelo valor próprio e intrinsecamente qualificado do comportamento em si mesmo” (WEBER, 2015, p. 18).

Um exemplo de ação social racional com relação a valores é a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade. Neste contexto, os indivíduos são motivados por valores que são considerados importantes para a sociedade, como a igualdade, a justiça social, a liberdade e o respeito à dignidade humana. A ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade pode ser vista como um exemplo de ação racional com relação a valores, uma vez que é orientada por valores intrínsecos aos indivíduos que a empreendem.

Segundo Weber, a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade pode ser vista como uma forma de ação social que busca mudar a ordem social existente. Ele argumenta que a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade é motivada por um desejo de mudança social e de melhoria das condições de vida das pessoas. Weber explica: “a ação social que visa a uma mudança da ordem social ou a sua conservação é sempre racional com relação a valores” (WEBER, 2015, p. 24).

Além disso, a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade pode ser vista como uma forma de ação social que busca criar novas normas e valores sociais. Weber argumenta que a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade pode levar à criação de novos valores e normas sociais, que podem influenciar a ordem social existente. Ele explica: “a ação social que cria novos valores ou normas é sempre racional com relação a valores” (WEBER, 2015, p

Ademais, Weber destaca que a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade pode ser orientada por diferentes tipos de valores. Ele argumenta que os valores que orientam a ação social podem variar de acordo com as crenças e convicções dos indivíduos envolvidos. Por exemplo, a ação social em prol da sociedade pode ser orientada por valores religiosos, políticos, éticos ou morais. Weber explica que “a ação racional com relação a valores pode ser orientada por diversos tipos de valores, como valores religiosos, valores éticos ou valores políticos” (WEBER, 2015, p. 19).

No entanto, Weber também alerta para o fato de que a ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade pode ser influenciada por interesses pessoais dos agentes envolvidos. Ele argumenta que a ação social pode ser orientada por interesses materiais ou ideológicos, que nem sempre são alinhados com os valores que supostamente motivam a ação social. Assim, Weber destaca a importância de analisar cuidadosamente os motivos e as intenções dos agentes envolvidos na ação social.

A teoria da ação social de Max Weber é um importante instrumento analítico para entender a ação humana e sua relação com a sociedade. A ação racional com relação a valores é um tipo de ação social que se orienta por valores intrínsecos ao agente e pode ser vista como uma forma de ação social empreendida por indivíduos em prol da sociedade. A ação social em prol da sociedade é motivada por valores que são considerados importantes para a sociedade, como a igualdade, a justiça social, a liberdade e o respeito à dignidade humana. No entanto, é importante lembrar que a ação social pode ser influenciada por interesses pessoais dos agentes envolvidos, o que pode comprometer os valores que supostamente motivam a ação social. Portanto, a análise cuidadosa dos motivos e intenções dos agentes envolvidos na ação social é fundamental para entender o significado e as consequências da ação social empreendida em prol da sociedade.

Referências

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora UnB, 2015.

Vídeo encontrado no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=lTfsruwZrpU).
O vídeo apresenta os conceitos de “Ação Social”,a diferença entre Fato Social e Ação Social (crítica: diferença vaga) e os quatros tipos de ação social.
Embora o vídeo tenha suas limitações teóricas, a ideia é bem interessante: uma simulação de rádio.
Segue abaixo o vídeo (créditos no fim do vídeo).

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

Deixe uma resposta