7º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

O 7º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2020, tem como tema “Reforma do Ensino Médio e BNCC: o ensino de Sociologia na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. As razões que levaram a escolha do tema estão relacionadas às recentes alterações na estrutura do Ensino Médio no Brasil e às reformas curriculares em andamento. Vejamos.

Em 2016, o governo do presidente Michel Temer publicou a Medida Provisória (MP) nº. 746, que propôs modificar o Ensino Médio por meio de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de itinerários formativos e da organização por áreas de conhecimento e em tempo integral. Essa MP retirou a obrigatoriedade, entre outras, da disciplina Sociologia. O Congresso Nacional transformou, em 2017, essa Medida Provisória na Lei nº. 13.415, aprovando a reforma, mas, diferentemente da MP, introduzindo obrigatoriamente a Sociologia na BNCC, como “estudos e práticas”. A Base Nacional Comum Curricular, em sua terceira e última versão, de 2018, incluiu Sociologia, juntamente com Filosofia, Geografia e História, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Com essas mudanças, a Sociologia deixou, portanto, a condição de disciplina obrigatória em todas as séries do Ensino Médio, conforme lhe garantia a Lei nº. 11.684/2008, ora revogada, para uma situação de obrigatoriedade na BNCC, mas cuja forma e carga horária, na prática, ainda estão indefinidas. Esse debate, travado até então apenas no âmbito federal, desde 2019 passou para o nível estadual, uma vez que cada estado é responsável pela criação de seu novo currículo adaptado a essa reforma. São Paulo, por exemplo, foi o primeiro estado do Brasil a aprová-lo, cuja implementação se dará nas escolas da rede estadual de forma gradual, com início pela 1ª série do Ensino Médio em 2021.

Sendo assim, esse contexto pede um urgente e intenso debate sobre o lugar ocupado pela Sociologia no Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro a partir de agora e a respeito dos limites e possibilidades de seu ensino como parte da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Inscrições e informações em www.ensoc-rj.com

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

26 de novembro de 2020 (quinta-feira)

16h30 Sessão de abertura

16h45 Homenagem à professora Anita Handfas (FE/UFRJ), por Julia Polessa Maçaira (FE/UFRJ)

17h Homenagem ao centenário de Florestan Fernandes, por Roberto Leher (UFRJ)

17h30 às 19h30 Mesa-Redonda I – Reforma do Ensino Médio e BNCC: qual é o lugar da Sociologia a partir de agora?

LOCAL: Plataforma na web

27 de novembro de 2020 (sexta-feira)

14h às 16h Oficinas Pedagógicas

16h30 às 17h30 Eleição da coordenação da Unidade Regional da ABECS-RJ

18h às 20h Mesa-Redonda II – Em defesa da educação: socialização e conhecimento na escola pública

LOCAL: Plataforma na web

28 de novembro de 2020 (sábado)

10h às 12h Grupos de Trabalho

14h às 16h Grupos de Trabalho

17h às 18h30 Plenária Final

LOCAL: Plataforma na web

*Os trabalhos da modalidade Postagem Sociológica estarão expostos durante esse período no perfil do Instagram (@ensocrj)

CRONOGRAMA

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

  1. Bom dia. É lamentável o total descaso com uma ciência tão importante. “Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês contemporâneo, a Sociologia,
    quando se coloca numa posição crítica, incomoda muito, porque, como outras ciências humanas, revela aspectos da sociedade que certos indivíduos ou gru­pos se empenham em ocultar” (Nelson Dacio Tomazi, Sociologia Para o Ensino Médio, 2 edição, São Paulo, 2010)

Deixe uma resposta