Sobre a noção de vocação, principalmente

Por Camillo César Alvarenga*

 

 

A vocação se aproxima objetivamente da noção de profissão, principalmente quando esta vocação é a vida intelectual, no caso da vida acadêmica, quando educação é profissionalização para o mundo do trabalho. Logo ser cientista social é uma profissão em regime de contra- hegemonia e uma constituição de ser humano e social.

Este texto existe pela simples necessidade de que a atividade intelectual, sistemática e metodologicamente preparada, seja capaz de libertar o estudante de Ciências Sociais de toda ideologia e alienação. E que os seus pressupostos, sejam eles ação e a teoria, e partam da premissa da práxis, como exercício reflexivo e crítico de transformação do real – “concreto pensado” – e da sua comunidade, para tencionar um enfrentamento de fluxos de forças no seio da sociedade em que está inserido. Indo além da compreensão das contradições que o regem, dos sentidos que agem sobre seu

entendimento do mundo social, que a medida de uso e do valor de seu tempo, e que o trabalho intelectual e social por ele realizados, sejam operados para melhor interpretar e vivenciar sua utopia e se encontrar com sua distopia. Para que a emergência de um edifício de conhecimento combativo avance sobre a urgência de um mundo e uma vida social com suas necessidades e lutas cotidianas.

Num cenário onde a academia é feita um panóptico, e entre outros, o estudante de Ciências Sociais continua ativamente a busca da organização de pensamentos para construir-estruturar suas relações humanas com os outros indivíduos, com seu grupo, com sua classe, enfim, toda a complexidade da civilização erguida ao seu redor. A determinação imperativa da “ciência” através da produção/reprodução do conhecimento desprezando, por vezes, os limites necessários da prática filosófica para (re)formular a experiência sobre bases próprias da realidade particular e socialmente compartilhada, leva-nos à necessidade de criticar a experiência empírica pelo prisma da cultura.

A ironia, o cinismo, a indiferença, o preconceito revelam a face psicológica utilizada no “esporte de combate” que é a vida universitária. Em análise, na constituição de um universo cosmopolita e popular, o movimento real das “verdades” – das forças intelectuais libertárias versus forças racionalizadas e anti-intelectuais burocratizadas – deve se valer de uma solução social onde o cimento da vida contemporânea não se volte aos esquemas modernos e, sim, aproxime a força da ação social orientada e a finalidade que a vida do espírito crítico e militante objetiva no contexto tal – a invenção de um ser apto a lidar com a dimensão material e simbólica da cultura, com a natural ambiguidade da política, comprometido com a superação do evolucionismo da teoria racial, da superioridade de gênero, da luta de classe e suas contradições da desigualdade econômica e do mundo histórico do trabalho no espaço dialético do seu cotidiano.

Enquanto vivemos a massificação do ensino superior, assistimos cada vez mais distanciados e alienados a fatalidade da condenação a uma educação em estado precário e rarefeito potencial de transformação das faculdades e capacidades humanas. Decorrência da complexa acumulação de funções entre gestão, administração e ensino, no caso dos professores em seus departamentos. Numa vida em que o sistema de contradições ossifica a vida cotidiana, busca-se mais que mais um termo diferente, mas sim, uma outra ideia de ser, que entre reacionários, utópicos, progressistas, anarquistas e outras falíveis concepções que se espalham e abarcam as desigualdades de forças materiais e intelectuais no jogo de privilégios e poderes, onde não há muitas escolhas.

Estas considerações talvez descortinem questões nem sempre postas, enquanto flertamos entre a tragédia e a comédia, o drama indecente com uma realidade indiferente que é uma constante. Sem dúvida podemos imaginar que nossa mazela, com a exceção de alguns raros, é a satisfação de alguém que secretamente nos acomete suas mais pungentes ações enquanto os estudantes, cientistas sociais em formação, são sacrificados nas permutas entre as forças dirigentes em disputa por um projeto de feição difusa.

*Graduando em Ciências Sociais/UFRB, e Pesquisador na Fundação Hansen Bahia.  Blog: https://scombros.blogspot.com.br/ Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3835461164143283

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

53 Comments

  1. Eu adorei por que essa postagem fala sobre a vocação da vida intelectual e como eu estudo sociologia todas as pessoas que entram nesse blog eu acho que elas procurar postagens com este tipo de argumento sobre os adolescentes, adultos que cursam uma escola isso e normal
    Texto muito bom adorei!!!

  2. O texto e bom ,ele fala sobre a realidade da nossa sociedade com a filosofia quem sabe ,não podemos mudar oque nos mais aflige a nossa educação de agora para que, a educação do futuro, seja bem melhor, gostei muito espero que faça muita pessoa refleti sobre tudo que o texto diz.

  3. Este texto fala da vida interlectual sim é muito bom porque podemos estar preparando um futuro melhor pra nois jovens atuais e para novas gerações que virão ao longo dos anos então concluimos que a vida interlectual pode nos tornar de maneira mais facil o que queremos ser no nosso futuro !!!!

  4. A chance de pararmos, nossas atividades cotidianas, para realizarmos reflexões como essas, é bem pequena, mas no entanto quando ela acontece tenhamos a certeza que trará a tona pontos e questões que muitas vezes não tocamos por estarmos envolvidos nelas. Educação e juventude são as chaves para entender o agora e o amanhã.

  5. O texto falar que podemos estar preparando para o futuro um mundo melhor para o juventude de hoje,e também para as novas gerações que viram,muitas questão de sociedade de hoje tem que ser discutida pensando no futuro,para que os problemas discutido hoje não precisará ser discutido no futuro pro outras gerações

  6. O texto é bem legal,pois aborda em seu conceito um tema que pode revolucionar a sociedade atual e até mesmo futura,ou seja,o texto retrata que o futuro do país esta nas mãos de todos nós jovens.Se pensarmos hoje,no futuro não existirá de forma alguma problemas sociais!

  7. Nossa o texto é muito ótimo el reflete sobre a atividade intelectual e sistemática. Onde tirei do texto "entendimento do mundo social" é isso que precisamos entender o mundo, chega de violências assim podemos estar preparando um futuro melhor não só para mim que sou jovens mas para todos!!!

  8. Quando o nosso Projeto de Vida é traçado, um dos pontos mais significativos é a escolha da área profissional. Nas experiências passadas desenvolvemos atividades, adquirimos conhecimentos que são expressos hoje pelos nossos talentos, dons, interesses específicos que devem ser observados atentamente no momento da escolha profissional. Além desses registros impressos em nossa alma, trazemos compromissos com determinadas atividades profissionais.

  9. Muito bom ! Pois esse foi um pensamento do passado, presente e futuro dos jovens. Ao adquirir uma certa experiencia no passado, exercemos no presente o que aprendemos e melhoramos no futuro. E um exemplo disso é a escolha profissional, escolha de personalidade, e etc. Me fez refletir bastante !

  10. o texto faz refletir bastante sobre a educação de hoje,pois não e das melhores mas faz nos refletir e pensar no que possamos melhorar para no futuro para oferecer uma boa educação..
    pense você tambem no que possamos melhorar para o futuro

  11. muito otimo .Pois esse texto expoem um pensamento do passado presente e futuro dos jovens do mundo de hoje.E nos faz adquiri uma certa experiencia no passasdo e acabamos a exercendo no presente e acabamos aplicando no nosso futuro.E assim de certa forma ajuda nos a fazemos escolhas da nossa vida como opçao proficional,a nossa personalidade e faz varios jovens de hoje em dia refleti bastante.

  12. Legal mas não e porque voce tem uma vocação e que voce vai seguir com a careira e sim a sua educação onde se tornará diferente do que todo mundo pensa sobre vc e pensando que uma noção de vocação e so um dom que vc tem e não uma careira

  13. muito legal esse texto!! pois fala de uma vocação que você possa ter no futuro pois fala sobre a atividade intelectual e sistemática. pois possa ajuda na escolha profissional.. ou ate mesmo escolha de como a pessoa possa ser ou uma carreira . ajuda o jovens a pensa no passado, no presente, e no futuro!!

  14. Muito interessante! Precisamos entender o mundo social. Atitudes e experiências do passado, podem interferir no nosso presente, e ajudar no nosso futuro, uma vez que nos tornarmos mais experientes,podemos mudar e melhorar o nosso amanhã. Refleti muito…

  15. Acho que todos os jovens, tanto hoje quanto antigamente, se preocupam com o que irão ser quando mais velhos, que profissão vão exercer, isso no ramo da sociologia, podemos julgar como, por exemplo, o que cada individuo sera, é o que pode definir a sociedade em um todo, pois se mão tiver a cozinheira não terá o medico, porque um depende do outro, e assim sucessivamente.

  16. ótimo texto sobre reflexão da vida, é preciso saber o que uma pessoa pensa sobre esse tipo de reflexão, é importante pensar não apenas sobre isso que o texto fala mas sim sobre tudo o que fazemos e o que pensamos ou refletimos sobre a nossa vida.

  17. Nascemos, nos desenvolvemos, e chega a um ponto da vida que temos que tomar uma decisão, seja qual for, mais cedo ou mais tarde essa decisão tem que ser tomada!
    O texto vem como forma de nos ajudar a tomar e a descobrir tais decisões, que influenciarão no nosso futuro!

  18. Nosso interior é realmente algo indescritível…Somos capazes de pensar, repensar,mexer com o nosso profundo intelectual, fazer reflexões importantes sobre o que pensamos, fazemos,ou até mesmo o que vamos fazer sem ainda nem saber…
    É realmente um ciclo de vida, onde passamos por um tempo que nem sabemos que estamos passando por ele, e isso é muito importante para pensarmos no futuro de escolhas que iremos fazer no nosso intelectual, Fazemos e refazemos a nossa vida a cada minuto!

  19. Gostei do texto porque esse texto sociológico fala sobre o presente e o futuro dos jovens,
    pois podemos perceber que os jovens de hoje mudaram totalmente, nem todos pensam em seu futuro como os de antigamente. Pois com essa desorganização e violência que esta tendo no nosso Brasil, nem um jovem vai ter um bom futuro.

  20. a sociologia e uma matéria qui tem um objetivo qui e a vocação se aproxima objetivamente da noção de profissão, principalmente quando esta vocação é a vida intelectual, no caso da vida acadêmica, quando educação é profissionalização para o mundo do trabalho.

  21. hoje em dia os jovens estão com o intelecto mais baixo e a educação quase nunca e usada hoje em dia , essa geração não ta ligando muito para as outras pessoas , querem si diverte mais uma pequena parte tenta entender e usar o intelecto no seu dia-a-dia.

  22. Realmente voltamos ao passado depois desse texto, vivenciamos o presente e aguardamos ansiosamente o futuro que depende de cada um de nós. Tomara que com esse texto, cada jovem possa ter refletido e pensado no que fazer, cada um deve fazer a sua parte!

  23. Realmente e um texto muito interessante, acho que textos assim deveriam chegar mais ao alcance dos jovens para que tenham mais noções do passado e do futuro. Para que enfim, explorem-se intelectualmente para decidir oque iram fazer no futuro.

  24. Texto muito bom,pois aborda o presente e o futuro de muitos jovens, que podemos mudar o futuro, que podemos também mudar o presente, pois tudo que fazemos hoje, vai refletir no futuro nosso e daqueles que tentaram contribuir para um mundo melhor, com uma sociedade educada e discipliada.

  25. Os jovens de hoje mudaram totalmente, nem todos pensam em seu futuro como os de antigamente. Pois com essa desorganização e violência que esta tendo no nosso Brasil, nem um jovem vai ter um futuro promissor a sociologia e uma matéria que tem por objetivo a vocação se aproxima objetivamente da noção de profissão, principalmente quando esta vocação é a vida intelectual, no caso da vida acadêmica a educação é profissionalização para o mundo do trabalho.

  26. Esse post fala sobre vocação. Ele nos ajuda a refletir sobre como escolher uma boa profissão, que não só nos traga retorno, como também satisfação por estar exercendo-a. Os jovens de hoje em dia tem muita dificuldade nessa hora, pois se deixam influenciar pela opinião de pais e amigos, esquecendo até mesmo de sua vocação.

  27. Essa post fala sobre as vocações do se intelectual e sua vida acadêmica de um sociólogo, e que os novos sociólogo que estão no ensino superior para oferecer novas ideias sobre as desigualdade social, as desigualdade materiais. Um das formas de trabalhar um fator social e através da comedia mas não muito utilizado.

  28. Este texto existe pela simples necessidade de que a atividade intelectual, sistemática e metodologicamente preparada, seja capaz de libertar o estudante de Ciências Sociais de toda ideologia e alienação. E que os seus pressupostos, sejam eles ação e a teoria, e partam da premissa da práxis, como exercício reflexivo e crítico de transformação do real e da sua comunidade.

  29. Cada um de nós temos um intelectual, uma vocaçao pra algo. E dependendo do tipo de pessoas que isso vai nos tornar é o que vai definir que tipo de cidadaos vamos nos tornar hoje, sendo assim o que vai definir que tipo de futuro teremos pela frente.

  30. Muito bom o texto, ele nos ajuda a pensar em uma boa profissão. Levando os jovens a pensar no passado, presente e um bom futuro, assim abordando fatos que nos passam por despercebidos e que tem grande ênfase ao nosso ciclo quando nos leva a pensar e nesse pensar nos levam à agir de forma coerente.

  31. Muito bom o texto, ele nos ajuda a pensar em uma boa profissão. Levando os jovens a pensar no passado, presente e um bom futuro, assim abordando fatos que nos passam por despercebidos e que tem grande ênfase ao nosso ciclo quando nos leva a pensar e nesse pensar nos levam à agir de forma coerente.

  32. Cada um desenvolve seu intelectual, e sabe em que esta apto a trabalhar no futuro, esse texto nos leva a pensar no passado, presente e no futuro que queremos e devemos ter. Não devemos ser influenciados por ninguém a não ser por nos mesmos, e atitudes que podem mudar nossa vida tem que ser levadas muito a sério!

  33. Antes mesmo de exercemos qualquer profissão, devemos saber o que queremos, para que no futuro não nos arrependemos do que fizemos. É uma escolha bastante difícil, e que gera um certo tempo para decidirmos e ter realmente a certeza do que queremos, afinal, o nosso futuro esta em nossas mãos, e são com as nossas escolhas que iremos mover o mundo.

  34. Eu achei esse texto muito interessante , pois ele aborda um assunto muito importante nos dias de hoje que Atividade Intelectual , que ajuda nós alunos como os outros jovens a pensar no seu futuro , para que não aja arrependimento ao chegar no mercado de trabalho e lá perceber que não era isso o que realmente queria para seu futuro.

  35. Nós alunos devemos saber qual é a nossa vocação, poi a vocação se aproxima da noção de profissão, o que queremos para o nosso futuro e para isso hoje em dia existe a simples necessidade de que a atividade intelectual deve ser capaz de tirar toda a alienação e ideologia que nós alunos temos.

Deixe uma resposta