A importância da Sociologia em uma estratégia de Marketing

Por Adriano Luz

Os especialistas em marketing de todo o mundo estão lutando para encontrar ideias inovadoras; às vezes temos que enfrentar uma sociedade em rápida mudança, nossos públicos-alvo nem sempre são os que pensamos que são ou são mais ou menos propensos a reagir às nossas mensagens e por que eles?

No final, estamos lotados de mensagens de marketing em todos os lugares, não podemos ler alguns artigos em determinados sites, por causa dos pop-ups irritantes e banners invasivos em toda a tela de nossos dispositivos, não podemos usar esses aplicativos gratuitos porque temos que ver aqueles banners de controle ou páginas de destino perturbadoras, outdoors em nossas rodovias, posicionamento de produtos em videoclipes, comerciais de TV irritantes durante nossos programas favoritos e todos nos dizem o mesmo: comprar, comprar, comprar.

Ultimamente, o marketing tem sido muito importante para muitas indústrias, no entanto, o marketing está mudando e, os especialistas em marketing, precisam dar um passo atrás e redigir um plano de marketing de acordo com as necessidades do público-alvo e da organização.

 

Então o que se deve fazer?

Em primeiro lugar… conheça seus clientes reais, usuários reais, compradores reais.

O que isso significa? Saia da sua mesa, vá às ruas e faça o que um sociólogo faria, estude seu assunto.

Estudei comunicação e um dos assuntos-chave da minha carreira foi a Sociologia, infelizmente, não havia achado muito útil até hoje.

Como líder de marketing, entendo a importância de saber como determinado grupo ou comunidade se relaciona com sua marca, seu ambiente, religião, a própria comunidade e até o governo.

Infelizmente, nunca tive a chance de trabalhar com um sociólogo em minha carreira, mas acredito que todo líder de marketing deve ter pelo menos um como consultor externo, porque entender o modo como uma sociedade se comporta e se relaciona é essencial para desenvolver uma campanha bem-sucedida.

Os estudos sociais são mais importantes do que nunca, com ferramentas como a mídia social, capacitando quase qualquer pessoa a criar uma mensagem e destruir uma marca.

Temos que ser capazes de entender como nosso alvo se comporta, se comunica e seu sentimento em relação à nossa indústria, marca e modelo de negócios.

Lembro-me sempre do primeiro episódio de Mad Men (quando era mais propaganda), Don Draper está em um restaurante e pergunta a um homem: por que ele fuma, ele responde: “Eu amo fumar”.

 

Conhecer o nosso público-alvo da maneira real…

 

Uma definição do porque ambos devem ser trabalhados em conjunto

Sociologia é o estudo do comportamento humano a partir das suas relações em sociedade, sobretudo na sociedade Moderna. Aprender sociologia ajuda a analisar aspectos positivos e negativos de diversas sociedades humanas, como funcionam e como se estruturam as relações de diversos dos seus “mecanismos”. A sociologia nos ajuda a compreender como se comportam e se segmentam diversos grupos sociais a partir das relações que se criam a partir desses “mecanismos”.

Marketing é a promoção de produtos, segmentação, compreensão da demanda por produtos, pesquisa de mercado e implementação de estratégias para seu crescimento. Do ponto de vista do profissional de marketing, ele pode fornecer várias ideias sobre quem segmentar e quais são as preferências da sociedade.

Ex: você não pode promover produtos idênticos com estratégias semelhantes para o ORIENTE MÉDIO e os EUA.

Portanto, dessa forma, a Sociologia e o marketing ajudam a entender a quem direcionar estratégias para diferentes culturas, comportamentos, preferências e como um produto pode ser percebido do ponto de vista do cliente.

 

Marketing é Sociologia

O boca a boca foi o componente social por tanto tempo, mas agora o texto, o vídeo, a mensagem instantânea, o email, os blogs, as resenhas e os sites sociais se tornaram um fator tão importante nos aspectos sociais da publicidade na mídia.

As empresas aumentaram drasticamente a alocação de seu orçamento de publicidade para as mídias sociais.

Alguns o implementaram muito bem, por que outros estão jogando dinheiro pelo ralo e possivelmente piorando sua imagem pública.

Mídia social não é uma avenida a ser tomada de ânimo leve. Se você estiver implementando uma campanha de mídia social, precisará entender que envolverá seus clientes diretamente.

Sem dúvida, haverá comentários negativos, é como você lida com esses aspectos negativos, envolve seu público e quão bem ouve seus clientes que determinarão o sucesso final da sua campanha.

 

E você, já havia notado esta relação do Marketing com a Sociologia?

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile