O que é Antropologia?

o que é antropologia

A antropologia é uma disciplina científica que se dedica ao estudo do ser humano e suas diversas formas de vida em sociedade. Ela busca compreender as diferenças e semelhanças entre as culturas humanas, bem como as relações sociais e os processos de mudança que ocorrem ao longo do tempo. Essa é uma ciência social que se ocupa da compreensão das sociedades humanas e de suas diversidades culturais.

Por Roniel Sampaio Silva e  Rodrigo Rougemont da Motta.

Origem e consolidação

A palavra “antropologia” vem do grego “anthropos”, que significa “homem”, e “logia”, que significa “estudo”. Portanto, a antropologia é o estudo do homem e de suas sociedades. Os primeiros esforços para compreensão do homem como ser cultural vem dos gregos. Antes de ser uma ciência, os gregos, no século VI a.C pautaram discussões que serviram como base para a Antropologia Moderna. Porém é apenas no século XIX que a “Ciência da cultura” se consolida. Na década de 1870, o antropólogo britânico Edward Burnett Taylor e o geógrafo e biólogo Herbert Spencer lançaram o primeiro movimento antropológico sob o disfarce da ciência. Esses esforços antropológicos vieram carregados de preconceitos e etnocentrismo, porque se fundamentavam em um evolucionismo cultural linear conhecido como darwinismo social.

A perspectiva etnocêntrica é caracterizada por fazer uma leitura de todas as outras culturas tendo como parâmetro uma única cultura que é colocada no centro e considerada superior, no caso aqui a cultura europeia. Isso se deu por conta do projeto colonialista vindo da Europa, em que os europeus se achavam no centro do mundo, e julgavam todas as outras culturas como inferiores, e, portanto, dignas de serem dominadas e escravizadas. Tanto o antropólogo britânico Edward Burnett Taylor, quanto Herbert Spencer foram os primeiros representantes dessa antropologia de caráter evolucionista. Este evolucionismo cultural afirmava haver apenas uma única forma cultural legítima, a europeia, relegando todas as outras culturas como atrasadas e primitivas. É como se houvesse uma única linha evolutiva em que os europeus haviam chegado, enquanto outros povos eram considerados estacionados no tempo, e presos ao passado, incapazes de atingir a tão sonhada evolução. Esta maneira evolucionista de se pensar a antropologia começa a ser questionada a partir do começo do século XX com antropólogos como o polonês Bronislaw Malinowski e o antropólogo alemão radicado nos Estados unidos Franz Boas, que começam a defender a importância da diversidade cultural, e a impossibilidade de se pensar as culturas em termos hierárquicos. Segundo esses antropólogos as culturas possuem suas especificidades, e é impossível julgá-las a partir de parâmetros como superior ou inferior.

A antropologia como uma ciência criada no século XIX possuía como objetivo principal entender como as sociedades humanas se organizam e funcionam, considerando aspectos biológicos, culturais e sociais. Ela se distingue das outras ciências sociais, como a sociologia e a ciência política, por abordar o ser humano de uma perspectiva global e comparativa, analisando as diferentes culturas do mundo de maneira integrada.

A antropologia abrange uma ampla gama de tópicos, desde a história e a evolução das sociedades humanas até a diversidade cultural e as relações sociais entre diferentes grupos humanos. Além disso, também estuda as mudanças nas sociedades humanas ao longo do tempo e como elas são influenciadas por diversos fatores, como a tecnologia, a economia e a política.

Uma das principais preocupações da antropologia é a compreensão das diferenças culturais entre os diferentes grupos humanos. Isso inclui a análise de como as pessoas em diferentes sociedades constroem sua identidade cultural, suas crenças e valores, e como essas crenças e valores influenciam suas ações e comportamentos. Outro fator importante é compreender como essas diferenças culturais são mantidas e transformadas ao longo do tempo.

Tipos fundamentais de Antopologia

A antropologia se divide em várias subáreas, cada uma delas com um objetivo específico. A antropologia cultural se ocupa do estudo das culturas humanas, incluindo suas crenças, costumes, linguagem e arte. A antropologia biológica, por sua vez, analisa o ser humano do ponto de vista biológico, estudando sua estrutura corporal, sua evolução e suas adaptações a diferentes ambientes.

Antropologia Física

Estuda o homem como um animal vivo: suas origens; a evolução do homem primitivo ao homem moderno, destacando as diferenças raciais. É o estudo da biologia humana em evolução, com ênfase na interação entre biologia e cultura.

Antropologia Cultural/Social

Tem uma abordagem social e cultural do homem, buscando identificar processos simbólicos das interações. Estuda a diversidade humana, enfocando as dimensões mais culturais e sociais que biológicos. Além disso, Há diferenças entre a Antropologia cultural e a social. Enquanto a primeira privilegia o conceito de cultura, a segunda privilegia o conceito de Sociedade. Tanto uma como a outra vão ser pautadas por duas formas de análises fundamentais: etnologia e etnografia.

Etnologia

Busca analisar a cultura a partir de documentos, imagens, relatos e fontes secundárias. São trabalhos feitos em gabinetes e escritórios, baseados em uma construção narrativa e discursiva para se compreender povos e etnias. Em muitos casos esta é a única opção possível de análise, seja pela dificuldade de acesso direto às pessoas, seja pelo fato de estudar povos extintos. Um exemplo disso é o trabalho de Florestan Fernandes sobre os Tupinambás, povo então extinto, há 200 anos.

Etnografia

Busca compreender a cultura a partir da experiência direta com os nativos, buscando aproximar a experiência do pesquisador da experiência dos nativos. Um dos primeiros antropólogos a navegar nesta abordagem foi o autor já citado Bronisław Malinowski, que em 1922 publica a obra “Argonautas do Pacífico Ocidental. Na ocasião, ele passou cerca de 10 anos com povos das ilhas Trobriand.

Referências

LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. 1a ed. São Paulo: Brasiliense, 1987, 205p.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile