Ícone do site Blog Café com Sociologia

Como Criar um Blog de Sociologia

Se você é uma pessoa apaixonada por sociologia e deseja compartilhar seus conhecimentos sobre essa ciência, um blog é a ferramenta ideal para isso. Saiba como criar um espaço dedicado ao assunto e levar informação, sem barreiras.  Para criar um blog de sociologia, você deve se atentar para passos importantes na criação, desenvolvimento e manutenção do seu espaço online. Desde o desenvolvimento do propósito, a escolha da plataforma para hospedagem e criação de conteúdo, há etapas que devem ser seguidas para garantir o sucesso do seu blog.

Aqui você encontra o passo-a-passo para criar seu blog para falar de sociologia.

 

O primeiro passo: definindo o propósito do seu blog

Sociologia é o tópico do seu blog, mas qual será o propósito? Você deve definir o seu público alvo e elaborar uma meta. O que você pretende alcançar ao compartilhar seu conhecimento sobre sociologia?

Ter em mente um objetivo te ajudará a manter o seu espaço na internet definido e confiável na visão dos seus leitores, gerando bons resultados. Então, seja com o objetivo de levar conhecimento ao público, conscientização sobre os fenômenos que ocorrem em nossa sociedade, ou para gerar discussão e desenvolvimento de novas ideias, defina o propósito do seu blog.

Mais uma etapa: dando nome a sua criação e hospedando o seu blog

A escolha do nome do seu blog e a plataforma em que este será hospedado é tão importante quanto a definição do propósito.

Seja criativo para a escolha do nome, pois essa será a sua marca e primeiro contato dos internautas com a sua página. Para não errar na escolha do nome do seu blog, escolha um nome simples, fácil de digitar e que não seja extenso. Pense em algo que defina o seu blog, que esteja alinhado com seu propósito e, de preferência, que tenha uma palavra-chave que ajude a melhorar o posicionamento do seu blog nos buscadores web. A escolha do nome perfeito ajudará na sua

Com o nome do seu blog definido, é hora de escolher a plataforma ideal para hospedar seu espaço online. Uma plataforma popular, que oferece hospedagem gratuita e confiável, é a Wix. Esta plataforma contém recursos para te auxiliar na evolução da sua trajetória e profissionalização do seu blog. É importante escolher uma plataforma segura, que disponha de ferramentas para otimização do seu blog.

Hora de abusar da criatividade: escolha o design do seu blog

Ao escolher sua plataforma de hospedagem, você terá ofertas de templates para escolher o design do seu blog. A partir do template você pode personalizar a sua página. Lembre-se que o visual deve ser atrativo, o design deve ser bem organizado e fácil de navegar.

Seja criativo, mas se coloque no lugar do seu público e pense em que tipo de layout os interessados em sociologia gostariam que o conteúdo fosse apresentado. Optar por um visual mais minimalista é sempre uma boa opção para garantir uma boa experiência para o leitor.

Mãos à obra: escrevendo artigos

Essa é a hora que, talvez, você se sinta mais confortável e confiante. Escrever para o seu próprio blog sobre grandes ideias, diversos pensadores, teorias, funcionamento da sociedade, lutas de classes, relações econômicas e muito mais. Porém, outros blogs estarão oferecendo o mesmo conteúdo. O que torna o seu blog diferente dos demais blogs de sociologia? Como alcançar um maior número de leitores?

Ao falar sobre a relação entre indivíduos que formam uma sociedade e tudo que a sociologia estuda ou busca explicar, o conteúdo deve ser atrativo e agregar valor. Porém, além de escrever um conteúdo de qualidade, você deve fazer uso de técnicas para que seu artigo e blog fiquem bem posicionados no ranking dos buscadores web.

Tenha assiduidade! Planeje a publicação de artigos, sejam eles diários, semanais ou mensais. Mantenha o assunto ativo incluindo botões CTA (Call To Action) nos artigos para incentivar os leitores a interagir, comentando e compartilhando seu conteúdo.

Finalmente: lance o seu blog!

Depois de todo o trabalho de criação, planejamento e desenvolvimento, é hora de lançar o seu blog de sociologia e ficar online para interagir com sua audiência.

Compartilhe sua página e artigos nas redes sociais, envie para seus contatos via e-mail e peça a opinião de amigos e profissionais da área.

Por fim: O trabalho continua

Enfim, seu blog está pronto e lançado! Porém, o trabalho não termina aqui. Depois de lançar seu blog, além de manter a publicação de artigos de qualidade para se solidificar como uma autoridade no assunto, é preciso acompanhar e analisar o sucesso do seu blog.

É possível entender sua audiência e otimizar o seu trabalho ao analisar métricas, como o número de visitantes na sua página e inscritos para recebimento de newsletter, número de visitas por publicação, número de backlinks e referências, e mais.

Para tornar essa tarefa mais fácil, basta escolher uma plataforma para hospedar seu blog que ofereça a ferramenta de relatório de atividade, assim você terá mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: falar de sociologia!

 

 

Sair da versão mobile