Imperialismo e questão europeia

Dica de leitura: Imperialismo e questão europeia

Imperialismo e questão europeiaApresentamos com entusiasmo “Imperialismo e questão europeia”, uma obra póstuma do renomado intelectual Domenico Losurdo, organizada por Emiliano Alessandroni. Este livro reúne um conjunto de artigos escritos entre 1978 e 2017, nos quais Losurdo aborda a temática da União Europeia em diferentes momentos históricos.

Uma das características marcantes do pensamento de Losurdo é sua constante preocupação com a questão europeia. O autor defendia uma postura contrária à saída da Itália da União Europeia, o que gerava críticas tanto do Partido Comunista quanto de outros setores da intelectualidade e da militância de esquerda. Losurdo argumentava que abandonar a União Europeia com base em seu viés capitalista e imperialista não fazia sentido, pois, seguindo essa lógica, também se deveria abandonar o próprio país.

Nesta obra, Losurdo lança luz sobre questões ainda não resolvidas do nosso presente, como o legado da tradição colonial e do nazifascismo, a democracia moderna e a identidade política da União Europeia. Os artigos selecionados, de acordo com os últimos desejos do autor, oferecem instrumentos analíticos para refinar nossa perspectiva de conflitualidade, romper com uma representação mecanicista das contradições sociais e adquirir uma visão mais ampla e profunda, tanto em termos espaciais quanto temporais. Em outras palavras, proporcionam uma visão dialética dos grandes conflitos que têm inflamado e continuarão a inflamar nossos tempos.

“Imperialismo e questão europeia” é uma leitura indispensável para aqueles que buscam compreender a complexidade das relações entre a União Europeia e o imperialismo. Através da análise perspicaz de Losurdo, somos desafiados a repensar nossas concepções, ampliar nosso horizonte de compreensão e enfrentar as contradições do mundo contemporâneo. Este livro é um testemunho eloquente da vasta erudição e do pensamento crítico de Domenico Losurdo, que continua a nos inspirar mesmo após sua partida, deixando-nos um legado intelectual de inestimável valor.

Onde adiquir: Site da Editora Boitempo AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Podcast Cidadania
Previous Story

Ep013 Podcast Café com Sociologia – Cidadania

Sociologia geral vol. 2 - Pierre Bourdieu
Next Story

Dica de Leitura: Sociologia Geral, vols 2 e 3 – Pierre Bourdieu

Latest from Dicas de leituras

Modernidade e Holocausto

Modernidade e Holocausto, de Zygmunt Bauman

Modernidade e Holocausto Carine de Miranda Santos [1]ContentsModernidade e HolocaustoRESENHAComo citar este texto:Nota: Versão em PDF AQUI RESENHA BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio
Go toTop

Don't Miss