Em sua essência, a negociação com margem permite que os traders abram e mantenham posições maiores no mercado usando fundos emprestados. Os traders no Brasil podem usar uma conta de margem para depositar uma porcentagem do valor total da negociação, com a corretora emprestando fundos adicionais para cobrir a parte restante.
O uso da margem na negociação no mercado de ações também é conhecido como negociação alavancada, uma vez que os fundos emprestados multiplicam os ganhos ou perdas potenciais. Se as negociações forem favoráveis, seus lucros serão ampliados; se forem desfavoráveis, as perdas podem exceder seu investimento.
Devido a essa dinâmica, os traders no Brasil devem garantir que compreendem os riscos do uso de margem nas negociações no mercado de ações.
Como funciona a negociação com margem
Conforme discutido, a margem nas negociações no mercado de ações permite que os traders no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo tomem emprestados fundos de sua corretora para aumentar seu capital de negociação. No entanto, para entender melhor o que é margem em ações, há alguns termos que devemos definir.
Conta de margem
Para usar margem no mercado de ações, você deve abrir uma conta de margem com uma corretora como a Weltrade. O valor que você depositar nessa conta será usado como garantia ou colateral para o valor que você tomará emprestado para negociar ações ou participações.
Margem inicial
É a quantia que você deposita para representar uma parte de toda a negociação. Alguns traders chamam isso de “sua pele no jogo”. Se a negociação for contra suas previsões, você perderá esse dinheiro primeiro.
Margem de manutenção
A margem de manutenção é a quantia mínima que você deve manter em sua conta depois de abrir uma posição de margem. Se a sua margem de manutenção cair abaixo de um determinado nível, seja devido à volatilidade ou a quedas repentinas nos preços do mercado de ações, a corretora pode emitir uma chamada de margem.
Quando a corretora emite uma chamada de margem, você deve depositar mais fundos ou fechar determinadas posições para restaurar o seu patrimônio líquido à margem de manutenção exigida. Nesse momento, a compra de ações com margem é impossível e pode resultar no fechamento das suas posições abertas pela corretora.
Custos envolvidos no uso de margem nos mercados de ações
O uso de margem no mercado de ações acarreta custos diretos e indiretos, que podem afetar a lucratividade. A primeira despesa importante são os juros cobrados sobre os fundos emprestados. As taxas variam de corretora para corretora e podem gerar perdas, especialmente ao usar moedas estrangeiras.
Chamadas de margem e liquidação forçada também podem tornar as negociações caras. Uma corretora pode solicitar que você deposite mais fundos para garantir que você atinja os níveis mínimos de patrimônio líquido.
Quem deve usar margem para ações?
O uso de margem nos mercados de ações não é para todos. No entanto, também vale a pena correr o risco, especialmente se você não tiver capital adequado e quiser negociar quando o mercado estiver bom.
Traders experientes
Traders brasileiros com anos de experiência e políticas sólidas de gestão de risco estão em melhor posição para usar a margem na negociação de ações com sabedoria. Esses traders têm uma compreensão adequada de como a alavancagem pode ampliar as perdas se os mercados flutuarem e os preços caírem.
Traders com capital adequado
Como trader no Brasil, usar margem pode esvaziar sua conta se as perdas excederem seu capital de negociação. É necessário capital adequado para ajudá-lo a cobrir as perdas e atender às chamadas de margem sem ter que fechar todas as suas negociações em aberto.



