Charles Wright Mills
Charles Wright Mills

Charles Wright Mills: Criador do conceito de imaginação sociológica

Charles Wright Mills

Charles Wright Mills ( Texas, 28 de agosto de 1916 — Nova Iorque, 20 de março de 1962) .

Sociólogo norte-americano, mestre em artes, Filosofia e Sociologia pela Universidade do Texas. Doutorou-se em Sociologia e Antropologia pela Universidade de Wisconsin. Foi professor de Sociologia das Universidades de Maryland e Columbia.
Ficou conhecido por seu livro “A Imaginação Sociológica,” publicado em 1959.
“Nele o autor faz um apelo para que sociólogos não deixem a imaginação e a criatividade de lado, ao exercerem sua profissão, em favor de uma pretensa objetividade e neutralidade do trabalho científico.
“Uma das críticas de Mills à sociologia era de que esta deveria ser acessível à compreensão do grande público. Esta sua crítica fazia parte de seu argumento maior de que o intelectual deveria manter uma postura crítica e reflexiva diante da realidade, e assim tomar parte nos debates públicos de sua época.[…] Para Mills, a racionalidade do mundo ocidental da atualidade não produziu a indispensável libertação do ser humano, já que as principais idelogias desenvolvidas – capitalismo e socialismo – não se mostraram aptas a prever e controlar intensos processos de mudança social”

Sumário

Wright Mills: Biografia

Charles Wright Mills possui mestrado em arte, filosofia e sociologia pela University of Texas, e doutorado em sociologia e antropologia pela University of Wisconsin. Ele foi professor de sociologia na University of Maryland e na Columbia University. O autor é conhecido principalmente por seu livro “Imaginação Sociológica”, que foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1959. Nele, o autor convida os sociólogos a não colocar a imaginação e a criatividade de lado quando estão engajados em profissões, mas a defender as chamadas objetividade e neutralidade. Trabalho científico. Para o autor, além de sua atitude crítica em relação à realidade, as grandes obras e intelectuais da história nunca desistiram de sua reflexão e criatividade. Como um exemplo de escritos intelectuais de seu tempo, Mills citou o “Behemoth” de Franz Neumann como uma obra científica que estimulou o pensamento e citou Talcott Parsons (Talcott Parsons).) Funciona como um exemplo da tendência científica da sociologia de seu tempo e da complexidade desnecessária e linguagem incompreensível ao público em geral.

 

Uma das críticas de Charles Wright Mills à sociologia é que ela deve ser aceita pelo público em geral. Essa crítica a ele faz parte de seu argumento mais amplo: ele acredita que os intelectuais devem enfrentar a realidade e manter uma postura crítica e reflexiva para participar dos debates públicos de seu tempo. Mills é um leitor dedicado das obras de Max Weber. Ele editou a compilação deste último nos Estados Unidos e editou com Hans H. Guss intitulada “Artigos de Max Weber: Ensaios sociológicos” (traduzido para o português é “The Collection of Sociological Essays). Nesta obra, Mills e Gus apresentam reflexões importantes sobre a obra de Max Weber e as relacionam com a obra biográfica do autor. Para Mills, a racionalidade do mundo ocidental de hoje não produziu a necessária emancipação da humanidade, porque as principais ideologias desenvolvidas – capitalismo e socialismo – não podem prever e controlar o processo de mudança social drástica.

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Wright_Mills).

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

5 Comments Deixe um comentário

  1. Todo Petista e seus puxadinhos (Renan, amante do Petismo©, o amazonense chefão lá, analfabeto, o Voz-Fina puxa saco da religião cujo nome é Petismo©, PCdoB© etc.) ruminam direto, e sem exceção, uma vez que são GADOS do aPedeuTa lula© — o embuste — e da medíocre dilma®. Eles em vez de construírem hospitais durante a “Copa das Copas®” do PT®, construíram foram prédios inúteis.
    O Petismo© é puro picaretismo.

    • Agora em Português sff. E sobre Imaginação Sociológica!! “Come chocolates pequena, come chocolates, olha que não há mais Metafísica no mundo que comer chocolates. Come pequena suja”

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O Site foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente, funcionava como um espaço virtual destinado ao armazenamento e compartilhamento de materiais utilizados em suas aulas, quando lecionava na rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Em 2012, Roniel Sampaio Silva, por ocasião de seu ingresso no Instituto Federal, passou a integrar a administração do blog. Desde então, o projeto é desenvolvido e mantido em parceria pelos dois pesquisadores.

Ao longo de sua trajetória, o blog consolidou-se como uma das principais referências nacionais na área de ensino de Sociologia, sendo amplamente consultado por professores, estudantes, pesquisadores e leitores de diferentes áreas do conhecimento. O portal reúne uma extensa coleção de materiais didáticos, incluindo artigos, planos de aula, avaliações, dinâmicas pedagógicas, podcasts, vídeos, indicações de filmes e diversos outros recursos voltados à educação.

Em 2019, o blog ultrapassou a marca de 9 milhões de acessos, evidenciando seu alcance e relevância no cenário educacional brasileiro.

O trabalho desenvolvido pelo blog foi reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Atualmente, o projeto reúne centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e mantém uma comunidade de leitores que acompanha regularmente suas publicações.

Seguimos comprometidos com a missão de produzir e divulgar conteúdos de qualidade, contribuindo para tornar os conhecimentos das Ciências Sociais cada vez mais acessíveis, relevantes e úteis para a formação crítica de estudantes, educadores e da sociedade em geral.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Post Anterior

Geógrafo que trouxe significativas contrubuições para a Sociologia Urbana

abre aspas
Próximo post

Política do Pão e Circo

Latest from Sem categoria

Lado yang?

Por  Karla Cristina da Silva* Eu não quero ser Yin muito menos Yang… Tirar a paz? Desequilibrar o mundo? Tanto faz… Foi Pandora
Ir para oTopo

Don't Miss