Ep005 Podcast Café com Sociologia – Origem da Sociologia

podcast sociologia - origem da sociologia
podcast sociologia - origem da sociologia

Podcast Sociologia: origens da sociologia


Já parou pra pensar de onde vem a sociologia? Qual o contexto que ela surgiu? Certamente ela não surgiu do nada, ela também é fruto de uma construção social e histórica. Desse modo, A sociologia origina-se numperíodo de “dupla revolução” – a Francesa e a Industrial (HOBSBAWM, 1977)

Ficha Técnica:
Trilha Sonora por ordem cronológica: Carl Orff – Carmina Burana; Revolução mental – Inkoma; Insensível – Titãs; O mundo explodiu lá fora – Charlie Brown Jr.; Ponto de Vista – Casuarina; A Vida Em Seus Métodos Diz Calma – Di Melo;  Interligado – Cachorro Grande.
Produção: Cristiano Bodart & Roniel Sampaio Silva

Clique aqui para baixar

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

52 Comments

  1. Quando comentamos sobre sociologia,logo imaginamos que a mesma surgiu do nada.Pois esse pensamento primordial esta incorreto,ou seja,a sociologia tem princípios sociais e históricos.Como prova disso temos nossos sociólogos nacionais e internacionais.Suas obras literárias mostra-nos esses princípios.

  2. Esse periodo do surgimento da sociologia esta sendo estado em minha escola, tanto na propria materia Sociologia como em Geografia onde ocorre as principais revolucooes industriais e a vida de um operario naquele tempo, um filme muito interessante sobre esse tema foi "Tempos Mordernos" onde mostra que a partir dessas revolucoes começamos a virar um mundo capitalista!

  3. Ah sim!! Agora deu para entender a sociologia, como ela surgiu e no caso ela surgiu do nada e também foi a primeira ciência social, e hoje a sociologia é a ciência da sociedade em comparação com outras ciências sociais.

  4. A Sociologia não surge por acaso mas para responder às necessidades dos homens em meio às mudanças da sociedade.No século XVIII a sociedade começou a passar por transformações que modificariam todo um modo de agir e de pensar dos indivíduos. Nesse momento as significativas transformações desagregaram a sociedade feudal dando origem à sociedade capitalista. A Sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial e, por esta razão, é chamada de ciência da crise.

  5. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia.

  6. Bem como todo professor diz e repete sobre a origem da sociologia tem como objetivo a origem das coisas mesmo que não goste mas toda pessoa tem uma noção do que e para o que nasceu.Surgindo no séc.XVIII uma sociedade transformada modificando o seu jeito de agir.

  7. Quando começa a falar do tema de socologia, ja parece um assunto chato mas se você apronfunda mas um pouco vai que esta errado, porque ela trata da sociedade, e quem é a sociedade somos nós mesmos, ela trata do nosso cotidiano de como vivemos, como moramos, de alguns antepassados.
    Gostei do seu blog!!!!

  8. quando começa a falar do tema de socologia, ja parece um assunto chato mas se você apronfunda mas um pouco vai que esta errado, porque ela trata da sociedade, e quem é a sociedade somos nós mesmos, ela trata do nosso cotidiano de como vivemos, como moramos, de alguns antepassados a sociologia fala e relata o nosso brasil.

  9. A sociologia e qualquer outro assunto que agente não aprofunda acaba ficando chato, mas se nos pararmos para estudar ler e conhecer vamos gostar e defender este assunto pois virará algo que a gente gosta assim como agora que paramos para saber mais sobre a sociologia acabamos vendo como uma coisa interessante. Esclareceu muito sobre a origem da sociologia.

  10. Bem, a sociologia surgiu em um período de dupla Revolução, temos a Revolução Francesa e a Industrial, pois no seculo dezenove havia falta de explicações cientificas, faltando também explicações para as relações sociais, daí é que surgem pessoas que discutem sobre a divisão do trabalho a igualdade e muitas outras coisas relacionadas a sociedade, tudo o que se envolvia sociedade era alvo de discussões dos sociólogos.

  11. Muto bom! A sociologia é extremamente importante para para cada dia de nossas vidas, ela nos ajuda a entender as forças que regulam nossas ações,pensamentos,etc. A sociologia tem princípios sociais e históricos, e é fruto da Revolução Industrial.

  12. introdução muito legal com perguntas que para nos q iniciamos a estudo da sociologia agora estamos fazendo a nos mesmo.. de onde veio a sociologia e o que ela faz!! com essa explicação ficou melhor para sabermos o porque estuda-la..

  13. A sociologia surgiu em um período de dupla Revolução, temos a Revolução Francesa e a Industrial, pois no século dezenove havia falta de explicações científicas, faltando também explicações para as relações sociais, daí é que surgem pessoas que discutem sobre a divisão do trabalho a igualdade e muitas outras coisas relacionadas a sociedade, tudo o que se envolvia sociedade era alvo de discussões dos sociólogos.

  14. E bom nós sabermos como surgiu a sociologia, pois é importante sabermos como uma coisa que vivemos diariamente é tão importante para tantas pessoas, a sociologia é uma ciencia que estuda o comportamento humano, ou seja, o que nos fazemos, mas isso não especifica tudo, porque é preciso essa ciencia? Bem existem muitas perguntas que nos deixam com dúvida nesse assunto.

  15. Muito bom! a sociologia e bem importante, pois estuda o convívio entre as pessoas em grupos ,Muitas pessoas utilizam essa poderosa ferramenta, pois com ela é possível compreender a sociedade e poder manipulá-la mais facilmente, como é o caso de políticos, empresas de marketing, indústrias.enfim.. a sociologia e bem importante,até mesmo foi a primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica!.

  16. É interessante o modo como as pessoas são levadas a se perguntarem de onde vinhemos? para onde iremos? perguntas como essas moveram o instinto de se criar uma ciência que procurasse resolver ou questionar esses assuntos tão debatidos, a filosofia é a revolução das ideias que a todo momento são atualizadas e adaptadas.

  17. É interessante o modo como as pessoas são levadas a se perguntarem de onde vinhemos? para onde iremos? perguntas como essas moveram o instinto de se criar uma ciência que procurasse resolver ou questionar esses assuntos tão debatidos, a filosofia é a revolução das ideias que a todo momento são atualizadas e adaptadas, questionar faz parte da vida, e abre novos rumos e olhares para caminhos pré estabelecidos, transformando assim não só o meio filosófico, mas também o meio físico que se baseia nessas ideias.

  18. Até esse ano eu não tinha parado para pensar em "sociologia" em si.Sempre pensei que fosse simplesmente mas uma matéria chata da escola, mas,parando para estudar(coisa rara), percebi que sim, é uma "matéria" importante, que nos ajuda a viver em sociedade.

  19. Na minha opinião a sociologia é importante porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana , buscando o desenvolvimento do pensamento inteligente, formador e criador de ideias e projetos para novos rumos em nossa existência.

  20. Quando vi o professor falando hj e sociologia penseii ki eia ser uma maeria mais tensa….mais quando parei pra pensa ela n era tao chata e uma materia muito interesante sem falar ki agente faz a sociologia no nosso dia-a-dia

  21. Sociologia certamente ela não surgiu do nada, ela também é fruto de uma construção social e histórica. Desse modo, A sociologia origina-se num período de “dupla revolução” – a Francesa e a Industria.
    Sociologia faz parte do nosso dia-a-dia , porém não percebemos quando usamos-a.

  22. Sociologia discute sobre a sociedade, pouco diferente da filosofia, pois assemelhando as duas, dará uma discussão sobre a cidadania. Sobre a sociologia, onde discute a cidadania, onde se ver várias vantagens e muitas desvantagens. No entanto as desvantagens são muito mais que as vantagens, pois as vantagens são para poucos,e os "poucos" geralmente são os mais ricos.

  23. a sociologia na minha opinião foi criada por uns dos dois lados da dupla revolução entre a Francesa ou a Industrial assim poderiam confrontar e criticar uma da outra sem causar confrontos e mortes , assim a sociologia foi evoluindo ate chegar no dia de hoje que e bem mais fácil de si entender e cada vez mais estamos usando a sociologia para resolver as nossas duvidas.

  24. A sociologia foi feita para estudar o comportamento do ser humano em função do meio em que vive, a sociologia e usada todo o nosso dia-a-dia,ela nós ajuda a pensar e a se comunicar com as pessoas ate a comunicação em grupo ocorre facilmente com a sociologia.

  25. Quando vi o professor falando hoje e sociologia pensei que ia ser uma matéria mais tensa….mais quando parei pra pensa ela não era tao chata e uma matéria muito interessante sem falar qui agente faz a sociologia no nosso dia-a-dia, que quanto mais usamos mais melhoramos nossa forma de pensar .

  26. Bom a sociologia tem seus princípios oque nos leva a cada vez mais querer entende-los, Na maioria das vezes é quase impossível, porque juntamente com a filosofia eu particularmente não consigo entender quase nada, Bom oque nos leva a ver que a Sociologia não surgiu assim do nada, e sim teve sua descobertas para nos abordarmos no mundo atual, vimos também que sociologia as vezes são apenas aquelas pequenas observações a serem feitas pelos sociólogos aos seres humanos!

  27. Na sociologia inúmeras pessoas dedicaram longos anos a estudar a vida em sociedade, procurando descobrir seus segredos e tornar mais claras as relações que existem entre os homens. A introdução de novas formas de organizar a vida social e a profundidade das transformações,colocou a sociedade em evidência.

  28. Quando lemos, escutamos a palavra sociologia, o que nos vem a cabeça? Logo você pensa: um assunto chato, desnecessário e que não é importante e nem vai fazer diferença na minha vida. Mas na verdade, sociologia é tudo aquilo que estuda a sociedade.

  29. a sociologia estuda o comportamento humano. Para mim o entendimento da sociologia e também de suma importância como tanto outras matérias . antes de estudar a sociologia eu não levava tanto em conta a sociologia já hoje eu percebi que a sociologia tem uma importante influencia na nossa sociedade.

  30. Sempre que ouvimos falar em sociologia, sempre temos a mesma opiniao, que é uma coisa sem futuro e chata, mas se formos olhando melhor nisso e nos dedicando um pouco mais, veremos que é muito legal estudar isso, a origem dela é muito estranha, pois ela é muito antiga e, e se raciocinarmos, veremos que em qualquer lugar ela se origina, ate mesmo em uma discussao.

  31. Sempre que ouvimos falar em sociologia, sempre temos a mesma opiniao, que é uma coisa sem futuro e chata, mas se formos olhando melhor nisso e nos dedicando um pouco mais, veremos que é muito legal estudar isso, a origem dela é muito estranha, pois ela é muito antiga e, e se raciocinarmos, veremos que em qualquer lugar ela se origina, ate mesmo em uma discussao.

  32. Antes de aprofundamos em qualquer conteúdo é interessante saber a sua origem, para compreender porque foi criada e com qual objetivo foi desenvolvido.Até mesmo para que o estudo se torne mais interessante e agradável ajudando assim enteder melhor todo o contexto.

  33. O que seria a sociologia? É uma ciência que tem como objetivo estudar a sociedade, como ela se comporta, como se interagem… Surge com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa. Seus principais pensadores foram Karl Marx e Marx Weber e Émile Durkheim.

  34. Bom, eu nunca me perguntei necessariamente de onde vêm a sociologia, mas sim para que que ela surgiu. Mas enfim eu descobri que a resposta é a mais simples possível " Para compreender o comportamento e delinear padrões das pessoas e grupos sociais." Em outro site que eu visitei uma pessoa peguntou "o que são os sociólogos?" E o outro respondeu "Os sociólogos, são os profetas do acontecimento."

  35. Bem, a sociologia surgiu em um período de dupla Revolução, temos a Revolução Francesa e a Industrial, pois no seculo dezenove havia falta de explicações cientificas, faltando também explicações para as relações sociais, daí é que surgem pessoas que discutem sobre a divisão do trabalho a igualdade e muitas outras coisas relacionadas a sociedade, tudo o que se envolvia sociedade era alvo de discussões dos sociólogos.

  36. quando eu ouvi fala da sociologia não sabia realmente o que ele abordava, mais imagina que seria um assunto desnecessário fui aprofundando o meu conhecimento na matéria e vi que realmente a sociologia não poderia ficar do lado de fora pois ela que nos ajuda a entender o que de fato foi e o que é a nossa história,é obvio q ela não poderia ter surgido do nada, pois tudo o que se encontra na face da terra não surgiu do nada tudo tem um proposito,e o que eu entendi mais ou menos e que a sociologia surgiu para explicar a totalidade do seu universo de pesquisa.
    O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

  37. Bom , como no texto , faz várias perguntas , eu nunca tinha parado pra refletir sobre a sociologia e se formos analisar , hoje vivemos na sociologia e na filosofia ! nosso cotidiano se baseia nisso !

  38. Quando se pensa sobre a origem da sociologia, não é fácil chegar a conclusões sobre o assunto, mas após a leitura da matéria, percebe-se que a sociologia teve surgimento em momentos cruciais da história da humanidade, períodos em estavam ocorrendo duas revoluções, que eram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

  39. Cita-se de uma origem da sociologia e fala se nos já paramos pra pensar de como surgiu a sociologia. Sabemos que ela surgiu de um duplo período de renovação. Não sabemos mais penso que já vivemos uma sociologia só não sabíamos como e nem onde. Agora com os estudos podemos ter mais ou menos uma ideia de como a sociologia chegou até nos.

  40. Cita-se de uma origem da sociologia e fala se nos já paramos pra pensar de como surgiu a sociologia. Sabemos que ela surgiu de um duplo período de renovação. Não sabemos mais penso que já vivemos uma sociologia só não sabíamos como e nem onde. Agora com os estudos podemos ter mais ou menos uma ideia de como a sociologia chegou até nos.

  41. A sosiologia é (na minha opiniao) o oposto da filosofia, por que a filosofia faz as perguntas e a sociologia surgiu para tentar nos dar as respostas.
    Ela estuda a sociedade, o meio onde vivemos e faz com que compreendemos como agimos e pensamos em um meio social onde varios grupos de pessoas vivem e pensam totalmente diferentes uma das outras.

  42. Quando vermos o termo " Sociologia ", sempre pensamos em algo muito complicado, mais ao aprofundarmos nossos conhecimentos para ela notamos que não é toda aquela complicação na qual esperávamos, que é sim mais fácil de lhe dar.

  43. Quando vermos o termo " Sociologia ", sempre pensamos em algo muito complicado, mais ao aprofundarmos nossos conhecimentos para ela notamos que não é toda aquela complicação na qual esperávamos, que é sim mais fácil de lhe dar.

  44. Quando ouvirmos falar de sociologia já imaginamos algo difícil, mas não podemos tirar conclusões antes de ter um bom conhecimento , mais através de livros e outros meio de estudos , podemos enxergar a verdadeira identidade da Sociologia e podemos vê suas atividades ' e ela a sociologia estuda mais ou menos o mesmo que a filosofia a diferença e que a sociologia estuda o comportamento humano na sociedade..

  45. A sociologia na minha opinião veio para que pudéssemos compreender melhor a sociedade, para conhecermos ela melhor. Ela até parece ser chata e difícil de compreender, mais ao lermos sua história, ao conhecermos melhor os grande sociólogos aprendemos a gostar, e aprendemos que a sociologia é algo muito importante para até mesmo nossas profissões futuras, pois aprendemos até mesmo a entender o comportamento humano!

  46. Na sociologia várias pessoas decidiram estudar a vida em sociedade, procurando descobrir seus segredos e tornar mais claras as relações que existem entre os homens. A introdução de novas formas de organizar a vida social e a profundidade das transformações colocou a sociedade em evidência.Daí que saiu a origem da sociologia.

  47. Na sociologia várias pessoas decidiram estudar a vida em sociedade, procurando descobrir seus segredos e tornar mais claras as relações que existem entre os homens. A introdução de novas formas de organizar a vida social e a profundidade das transformações colocou a sociedade em evidência.Daí que saiu a origem da sociologia.

  48. Putz…. Não dá pra descarregar o MP3 ! Não vou conseguir ouvir !!! Só consigo ouvir no rádio do carro…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: