Dica de leitura: Homens ou máquinas? “escritos de 1916 a 1920”, de Gramsci

Neste post indicamos uma obra que deve ser leitura obrigatória para quem desejar compreender o pensamento de Gramsci.

A Editora Boitempo publicou uma obra com textos de Gramsci muito importante: “Homens ou máquinas? escritos de 1916 a 1920″ O livro integra a coleção Escritos Gramscianos.

O livro reúne 33 textos escritos por Antonio Gramsci entre os anos de 1916 e 1920, sendo dezesseis inéditos na  língua portuguesa. Questões como luta de classe, classe operária, partido socialista são abordadas, nesses textos, por Gramsci.

Pondo o tema da “Democracia operaria” como meio e fim das lutas para o socialismo, Gramsci desenvolveu a ideia da estreita relação entre produção e revolução como antítese da delegação passiva aos organismos burocráticos, correlacionando a experiência dos conselhos com o desenvolvimento da luta de classes na Europa.

“Como amalgamar o presente e o futuro, satisfazendo as urgentes necessidades do presente e trabalhando efetivamente para criar e antecipar o porvir?”, escreve Gramsci no artigo Democracia operária.

Trecho

“Decerto, para os industriais tacanhamente burgueses, pode ser mais útil ter operários-máquinas, em vez de operários-homens. Mas os sacrifícios a que o conjunto da coletividade se sujeita voluntariamente para melhorar a si mesma e fazer brotar de seu seio os melhores e mais perfeitos homens, que a elevem ainda mais, devem espalhar-se beneficamente pelo conjunto da coletividade e não apenas por uma categoria ou uma classe”.

Adquira AQUI

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile