Ícone do site Café com Sociologia

Esquema síntese do interacionismo simbólico de Herbet Blumer

Interacionismo simbólico
Herbert Blumer – Interacionismo simbólico

Disponibilizamos aos leitores do Blog Café com Sociologia uma esquema síntese do interacionismo simbólico de Herbet Brumer. O mesmo foi elaborado pelo professor Dr. Cristiano Bodart (UFAL) com base do texto “A natureza do interacionismo simbólico”, de Herbert Blumer.

O interacionismo Simbólico ganhou grande espaço na Psicologia Social e na Antropologia, embora tivesse influenciado fortemente trabalhos das áreas de Sociologia e Ciência Política. O lócus por excelência do processo de germinação e constituição do interacionismo simbólico foi o Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago em dois períodos. O primeiro, vai da fundação do departamento em 1982 até os primeiros anos da década de 1930. Nesse período destacaram-se Robert Park, William Thomas, Ernest Burguess, Ellsworth Faris, John Dewey, George Herbert Mead, Charles Cooley, entre outros.

O segundo período, se estendeu imediatamente do pós-guerra até metade da década de 1950, destacando-se Louis Wirth, Everett Hughes, Loyd Warner, Anselm Strauss e Robert Redfield. Blumer, ex-aluno de Mead “assumiu a tarefa intelectual de codificar determinados pressupostos teóricos e metodológicos que se encontravam subjacentes nos trabalhos e reflexões realizados na década de 1920, no interior do Departamento de Sociologia, e integrá-los em um corpus teórico denominado por ele de interacionismo simbólico” (MARTINS, 2013). No Brasil, o interacionistas simbólico mais conhecido é Erving Goffman.

O tema é de grande relevância para os que buscam compreender as contribuições teóricas das Ciências Sociais, especialmente da Sociologia. Importa destacar que essa teoria ganhou grande destaque com as obras posteriormente publicadas por Goffman, mais especificamente o livro “A representação do eu na vida cotidiana”.

Segue os esquemas sínteses que contém as principais bases das ideias de Herbert Blumer.

Parte 1:

Parte 2:

 

Versão dos esquemas sínteses em PDF:

Parte 1

Parte 2

 

Referências

BLUMER, Herbet. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEM, C. D. (Org.) Teoria da Comunicação. SP: Mosaico. 1980.

MARTINS, Carlos Benedito Campos. Apresentação. Soc. estado.,  Brasília,  v. 28, n. 2, p. 209-215,  Ago. 2013.

Sair da versão mobile