51ya0QWt0tL. SX360 BO1204203200

Livro recém lançado: Entre a Rua e o Refúgio: Juventude e Abrigamento no Rio e em Roma

Entre a Rua e o Refúgio

O livro “Entre a Rua e o Refúgio: Juventude e Abrigamento no Rio e em Roma” de Beatriz Brandão foi recém publica
do pela Aprris Editora. O livro é fruto de sua pesquisa de mestrado defendida em 2013 na UERJ.

Beatriz Brandão é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ) e doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-RJ. (ver o currículo da autora aqui). Beatriz Brandão compõe o comitê editorial da Revista Café com Sociologia (conheça a revista AQUI)

Sobre o livro:

O debate sobre refugiados na Europa e a permanência de meninos em 13435522_1101676736541047_8329920035906599603_nsituação de rua no Brasil são temas em destaque no cenário político social. Por isso Beatriz Brandão faz grande contribuição para a discussão ao expor os resultados de um estudo comparativo entre as trajetórias de jovens “refugiados” na Itália e meninos de rua no Brasil. A pesquisa se deu basicamente em instituições de acolhimento em Roma e no Rio de Janeiro, onde estavam internados os personagens que dão vida a este texto. Por meio da observação participante, a autora desenvolveu uma pesquisa descritiva das singularidades dos dois cenários, tendo acesso às narrativas que possibilitaram analisar as vias de conflito e proximidade dos sujeitos com a instituição. Dois grupos de jovens diferentes com processos de vida distintos, mas que compartilham o fato de possuírem uma carreira de rupturas; a formação de vínculos frágeis no processo de construção de suas identidades; as vidas tuteladas por uma instituição e por esta se constituir no único meio de associação com o mundo externo formal, seja por via do trabalho ou da adoção de uma família. Como se formam os vínculos institucionais e de que modo os jovens abrigados interpretam e questionam a função social do acolhimento em suas vidas? Como isso reflete na relação cotidiana com a instituição? São essas as questões centrais respondidas nesta obra.

O livro está a venda em várias livrarias. Realizando uma busca na internet encontramos o menor preço na Amazon (Veja Aqui)

13427931_1102404193134968_2276836218999739692_n
Exemplares da obra recém lançada.

 

13450795_1102403306468390_111152647641571849_n
Registro do lançamento da obra.


Mais detalhes do livro:
  • Capa comum: 271 páginas
  • Editora: Appris (26 de abril de 2016)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8547300813
  • ISBN-13: 978-8547300814

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Psicologia e Sociologia
Previous Story

Ep007 Café com Sociologia – Psicologia e Sociologia

slide seatle 1280x550
Next Story

A Carta do Cacique Seattle 1855

Latest from Notícias

E-book Eneseb

Disponível e-book do 8º ENESEB

Por Cristiano das Neves Bodart O Eneseb (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento bienal promovido pela Sociedade
Go toTop

Don't Miss