liderança

O que é liderança para Max Weber?

Para o sociólogo alemão Max Weber, liderança é o processo de influenciar o comportamento e as decisões de outras pessoas em uma organização ou grupo. Ele acreditava que a liderança é uma combinação de três elementos: autoridade, carisma e tradição.

Autoridade é o poder que uma pessoa tem sobre outras devido ao seu cargo ou posição na hierarquia da organização. Isso inclui o direito de tomar decisões e de exigir obediência de outros. Existem três tipos de autoridade segundo Weber: autoridade tradicional, autoridade racional-legal e autoridade carismática. A autoridade tradicional se baseia em costumes e tradições, enquanto a autoridade racional-legal se baseia em leis e regras. A autoridade carismática, por sua vez, é baseada na admiração e no carisma pessoal de um líder.

O carisma é a qualidade especial de um líder que o torna capaz de inspirar e motivar os outros. É uma combinação de personalidade e habilidades que faz com que as pessoas sintam-se atraídas por ele e acreditem em suas ideias. Weber acreditava que o carisma é um elemento importante na liderança, pois permite que um líder seja seguido independentemente de sua posição hierárquica ou de suas qualificações técnicas.

A tradição, por sua vez, se refere ao conjunto de valores, crenças e normas que orientam a ação de uma pessoa ou de um grupo. Ela pode ser uma fonte de autoridade para um líder, pois as pessoas tendem a seguir aqueles que compartilham de suas crenças e valores.

Weber também destacou a importância da responsabilidade e da ética na liderança. Para ele, um líder deve ser responsável perante os seus seguidores e deve agir de acordo com os valores e princípios éticos que ele defende. Além disso, ele deve ser capaz de tomar decisões difíceis e de agir de maneira consistente e coerente com suas crenças e valores.

Referências:

SILVA, Antonio dos Santos; CARVALHO NETO, Antonio. Uma contribuição ao estudo da liderança sob a ótica weberiana de dominação carismáticaRAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, p. 20-47, 2012.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. v. 2, p. 198.

Roniel Sampaio Silva

Doutorando em Educação, Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Zona Sul.

2 Comments Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

sociologia rural
Previous Story

O que é sociologia rural?

tecnologia
Next Story

O que é tecnologia?

Latest from Conceitos Sociológicos

O que é Uberização do Trabalho?

O que é Uberização do Trabalho?

Por Agenor FlorêncioContentsContextualizandoConceituandoO conceito em movimentoO conceito e seus usosReferênciasDicas de leituraDicas de filmesDicas de músicasDica de atividadeQuestão no Padrão ENEMComo citar este texto:
anomia

O que é anomia?

Por Cristiano das Neves BodartContentsO conceito de anomiaA ampliação do conceito de anomiaInterpretações contemporâneas de anomia Atividade A anomia social designa um estado de desregulação
Go toTop

Don't Miss