O que é liderança para Max Weber?

Para o sociólogo alemão Max Weber, liderança é o processo de influenciar o comportamento e as decisões de outras pessoas em uma organização ou grupo. Ele acreditava que a liderança é uma combinação de três elementos: autoridade, carisma e tradição.

Autoridade é o poder que uma pessoa tem sobre outras devido ao seu cargo ou posição na hierarquia da organização. Isso inclui o direito de tomar decisões e de exigir obediência de outros. Existem três tipos de autoridade segundo Weber: autoridade tradicional, autoridade racional-legal e autoridade carismática. A autoridade tradicional se baseia em costumes e tradições, enquanto a autoridade racional-legal se baseia em leis e regras. A autoridade carismática, por sua vez, é baseada na admiração e no carisma pessoal de um líder.

O carisma é a qualidade especial de um líder que o torna capaz de inspirar e motivar os outros. É uma combinação de personalidade e habilidades que faz com que as pessoas sintam-se atraídas por ele e acreditem em suas ideias. Weber acreditava que o carisma é um elemento importante na liderança, pois permite que um líder seja seguido independentemente de sua posição hierárquica ou de suas qualificações técnicas.

A tradição, por sua vez, se refere ao conjunto de valores, crenças e normas que orientam a ação de uma pessoa ou de um grupo. Ela pode ser uma fonte de autoridade para um líder, pois as pessoas tendem a seguir aqueles que compartilham de suas crenças e valores.

Weber também destacou a importância da responsabilidade e da ética na liderança. Para ele, um líder deve ser responsável perante os seus seguidores e deve agir de acordo com os valores e princípios éticos que ele defende. Além disso, ele deve ser capaz de tomar decisões difíceis e de agir de maneira consistente e coerente com suas crenças e valores.

Referências:

SILVA, Antonio dos Santos; CARVALHO NETO, Antonio. Uma contribuição ao estudo da liderança sob a ótica weberiana de dominação carismáticaRAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, p. 20-47, 2012.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. v. 2, p. 198.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile