/

O que estuda a sociologia?

O que estuda a sociologia?

A Sociologia é uma ciência social que estuda o comportamento social, relações sociais e processos sociais nas sociedades criadas a partir da Modernidade capitalista. Neste sentido, tem como objetivo estudar a sociedade, suas instituições, normas, valores, relações sociais e processos sociais. Ela se preocupa em compreender como as pessoas vivem em sociedade, como interagem e como as relações sociais são organizadas. O presente texto tem como objetivo apresentar o objeto de estudo da Sociologia, destacando suas principais contribuições teóricas.

O OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA: O que estuda a sociologia?

O objeto de estudo da Sociologia é a sociedade. De acordo com Durkheim (1895), a Sociologia é a ciência que se ocupa do estudo dos fatos sociais, que são as maneiras coletivas de agir, pensar e sentir que são impostas às pessoas pela sociedade. Os fatos sociais são externos ao indivíduo e independem da vontade individual. Eles são produto das instituições e das relações sociais, e afetam a vida das pessoas de maneira profunda e duradoura.

Para Weber (1904), a Sociologia é a ciência que se ocupa da ação social. A ação social é todo comportamento humano que é orientado pela presença dos outros, ou seja, é influenciado pela relação social que está sendo estabelecida. Weber destaca que a ação social pode ser compreendida a partir de quatro tipos ideais: ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a valores e ação racional com relação a fins.

Já para Marx (1867), a Sociologia é a ciência que se ocupa das relações sociais que se estabelecem no processo de produção. Marx destaca que a sociedade é dividida em classes sociais, e que a luta de classes é o motor da história. A Sociologia deve, portanto, estudar as relações entre as classes sociais e as formas de exploração que se estabelecem nesse processo.

A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE DURKHEIM

Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia e sua contribuição teórica é fundamental para a compreensão de o que estuda a sociologia. Durkheim destaca que a sociedade é composta por uma série de instituições sociais, como a família, a religião, a educação, entre outras, que são responsáveis por regular o comportamento humano. Essas instituições são externas ao indivíduo, mas são capazes de influenciar sua vida de maneira significativa.

Para Durkheim, a Sociologia deve se preocupar em estudar os fatos sociais de maneira objetiva, ou seja, sem se preocupar com a subjetividade dos indivíduos. Ele defende que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, ou seja, como entidades independentes dos indivíduos que as produzem. Essa perspectiva de estudo é fundamental para a compreensão da Sociologia como ciência.

A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE WEBER

Weber é outro pensador fundamental para a Sociologia. Sua contribuição teórica se concentra na análise da ação social. Weber destaca que a ação social pode ser compreendida a partir de quatro tipos ideais: ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a valores e ação racional com relação a fins.

A ação tradicional é aquela que é guiada pelos costumes e tradições. A ação afetiva é aquela que é guiada pelas emoções e sentimentos. A ação racional com relação a valores é aquela que é guiada por princípios morais e éticos. E a ação racional com relação a fins é aquela que é guiada por objetivos racionais, como alcançar um determinado resultado.

Weber também desenvolveu o conceito de burocracia, que é uma forma de organização que se caracteriza pela divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, regras e regulamentos e impessoalidade. Essa forma de organização é muito comum nas instituições modernas, como empresas, governos e universidades.

A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE MARX

Marx é um dos principais pensadores da Sociologia e sua contribuição teórica é fundamental para a compreensão da disciplina. Marx destaca que a sociedade é dividida em classes sociais, que se estabelecem a partir das relações de produção. Ele defende que a luta de classes é o motor da história, ou seja, as mudanças sociais ocorrem a partir dos conflitos entre as classes sociais.

Para Marx, a classe dominante detém os meios de produção e explora a classe trabalhadora, que não possui esses meios e é obrigada a vender sua força de trabalho para sobreviver. Ele defende que o capitalismo é um sistema econômico que se baseia na exploração da classe trabalhadora pela classe dominante.

CONCLUSÃO

O que estuda a sociologia? Em conclusão, a Sociologia é uma disciplina que tem como objetivo estudar a sociedade e suas instituições, relações sociais e processos sociais. Durkheim destaca a importância dos fatos sociais, Weber se concentra na análise da ação social e das formas de organização burocráticas, e Marx destaca a luta de classes e as relações de produção como fundamentais para a compreensão da sociedade.

As contribuições teóricas desses pensadores são fundamentais para a compreensão da Sociologia como ciência e para a análise da sociedade contemporânea. A Sociologia é uma disciplina que permite compreender as mudanças sociais e os conflitos que ocorrem na sociedade, contribuindo para a formulação de políticas públicas e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile