Sociologia política: noções gerais e perspectivas

Professor Roniel Sampaio-Silva

Sociologia política é uma aproximação epistemológica entre estes dois campos do conhecimento. Enquanto a Ciência política é um esforço científico que visa compreender os processos e instituições políticas, a sociologia busca compreender os processos e dinâmicas sociais. Neste sentido, enquanto a Sociologia se volta mais sua atenção para os processos sociais que estruturam e modificam a sociedade; a Ciência política é mais preocupada com processos que esttururam e modificam o Estado. Na intercepção desses campos, a sociologia política está mais preocupada na relação entre estado e sociedade. Sabe aquelas análises de conjuntura política que os analistas fazem com rigor e riqueza de detalhes? É um dos exemplos de como fazer a intercesão disciplinar das dos referidos campos.

Uma das principais preocupações da sociologia política é o modo como os indivíduos e os grupos interagem em relação ao poder e à tomada de decisão em diferentes contextos políticos. Isso inclui o modo como os indivíduos participam da política, como os grupos sociais influenciam a política e como os sistemas políticos são estruturados e funcionam.

Tal disciplina ambém se preocupa com a forma como as políticas públicas são criadas e implementadas, bem como com os efeitos dessas políticas na sociedade. Além disso, a sociologia política estuda as relações entre os governos e os cidadãos, incluindo a forma como os governos representam os interesses dos cidadãos e como os cidadãos participam da política.

Outra área importante de estudo na sociologia política é a democracia. Isso inclui o modo como as democracias funcionam, os desafios que enfrentam e as formas de fortalecê-las. A sociologia política também estuda outros sistemas políticos, como regimes autoritários e totalitários, e as formas como esses sistemas afetam a vida cotidiana das pessoas.

Além disso, a sociologia política abrange o estudo das relações internacionais e dos conflitos entre países, incluindo a forma como os países interagem entre si e como os conflitos internacionais são resolvidos.

Em suma, a sociologia política é uma disciplina que busca compreender como a política e o poder funcionam em diferentes contextos sociais e culturais, incluindo a forma como as políticas públicas são criadas e implementadas, as relações entre os governos e os cidadãos, e as relações internacionais e os conflitos entre países. É uma disciplina importante para entendermos melhor as dinâmicas políticas e as relações de poder nas sociedades em que vivemos.

Para Elisa Reis a Sociologia Política é um ramo da Sociologia uma vez que a tradição sociológica criou estratégias a partir da sociologia para compreender os fenômenos. A autora cita diversos clássicos da Sociologia que percorreram um análise complexa que enblobava instituições políticas na sua análise, ampliando o seu respectivo campo disciplinar.  Incorporar novos pressupostos culturais nas ciências sociais é o objeto de análise e dá sentido ao processo em curso. Se, por um lado, as atuais exigências metodológicas exigem mais Por outro lado, e mais especificamente, as incertezas atuais requerem explicações de nível macro, como as que surgiram com o advento da modernidade. No contexto atual, a diversidade de fontes de informação disponíveis e à medida em que a sociedade se torna mais complexa, a cumplicidade se torna mais difícil Pesquisar horários. No entanto, à medida que as dificuldades e oportunidades são compartilhadas em todo o mundo, vemos estímulos emergentes e forte diálogo transnacional para facilitar a renovação da sociologia, e contribuir para uma produção cosmopolita efetiva.

Já para Paulo Bonavides, estritamente falando, a sociologia política é parte da ciência política, e não o contrário. A ciência política é o todo, a sociologia política é separada; há o gênero, aqui a espécie. Sem esse entendimento, seria errado falar sobre a identidade ou coincidência das duas disciplinas e em detrimento da ciência política. Não é a ciência política que pertence à sociologia política, maso contrário. Todo sociólogo do poder político ou da ação política, em virtude de suas contribuições, é um cientista político, mas acontece que nem todo cientista político é apenas um sociólogo.

Por fim, agora que apresentamos essas são duas perspectivas, finalizamos este texto com a certeza que você compreendeu de maneira preliminar o conceito. Além disso, é possivel pensar que a sociologia política pode ser pensada como um gradiente. Ou seja, ser mais próxima de um campo ou de outro, dependendo do percurso que o autor estruturou sua respectiva análise.

Referências

BONAVIDES, Paulo et al. Ciência política. Forense, 1976.

REIS, Elisa P. Sociologia política e processos macro-históricos. Sociologias, v. 17, p. 18-43, 2015.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile