Ícone do site Café com Sociologia

Temáticas do ensino de Sociologia – livro para baixar gratuitamente

Temáticas do ensino de Sociologia

Temáticas do ensino é um livro lançado em 2022, no Congresso Nacional da Abecs, organizado por Sayoara Amorim e Marcelo Cigales.

Por Cristiano das Neves Bodart

Olá professores(as) de Sociologia!

A dica desta postagem é um livro lançado em 2022, durante o Congresso Nacional da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais (Abecs). A obra “Temáticas do Ensino de Sociologia na Escola Brasileira” é uma obra coletiva, organizada por Sayonara Leal Amorin (UnB) e Marcelo Cigales (UnB), que reúne artigos de diversos autores especializados no ensino da Sociologia. O livro aborda temas relevantes para a disciplina, trazendo um texto panorâmico sobre o ensino de Sociologia no Brasil, intitulado “A Sociologia Escolar no Brasil”, de minha autoria, seguido de um conjunto de capítulos temáticos que trazem propostas de atividades pedagógicas. Dentre os temas, encontram-se os seguintes: Era da Internet, Redes Sociais, Indústria Cultural, Ocupações Secundaristas de 2016, Graffiti, Identidade e Cidadania, Questões Raciais e Trabalho Informal.

O objetivo da obra é contribuir para o aprimoramento do ensino de Sociologia, oferecendo reflexões teóricas e práticas que possam auxiliar os(as) professores(as) a desenvolverem suas aulas de maneira mais eficiente e envolvente para os(as) estudantes.

A publicação está disponível para download gratuito, o que a torna uma excelente opção para professores(as), estudantes e demais interessados(as) em aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino de Sociologia. Não perca a oportunidade de ter acesso a essa obra enriquecedora. Baixe agora mesmo!*

Baixe AQUI

Prefácio:

Seja qual for o campo disciplinar, desenvolver uma obra que abordatemáticas de forma aprofundada e qualificada se faz de suma relevância.Contudo, no campo disciplinar da Sociologia, presente há tão poucotempo no currículo escolar brasileiro (Lei nº 11.684/2008), podemosafirmar ser ainda mais pertinente.Partimos do argumento, já amplamente debatido nas pesquisase estudos da área de ensino de Sociologia, de que o curto período dadisciplina no ensino médio traz, ainda, inúmeros desafios para seusprofessores. Muitas práticas ainda se fazem presas a conteúdos demasiadamente teóricos e descolados da realidade imediata dos estudantes,especialmente porque a disciplina tem sido lecionada, em sua maioria,por professores de campos disciplinares distintos. Nunca é excessivodenunciar, mas apenas cerca de 30% dos professores que lecionam aSociologia no ensino médio têm, de fato, formação compatível – licenciatura em Ciências Sociais/Sociologia.Quando um professor tem acesso a possibilidades diversas de aprofundar e conhecer um pouco mais sobre as temáticas de sua disciplina ou que podem ganhar um olhar das Ciências Sociais, abre-se para ele – epara os estudantes do ensino médio (por que não?) – uma oportunidadede trabalhar e conhecer o tema de modo mais qualificado e interessante.

 

Em parte, isso também se deve aos subcampos de conhecimentoque as Ciências Sociais/Sociologia Escolar apresentam – Antropologia,Ciência Política e Sociologia – que, cumpre destacar, possuem diferentes perspectivas teórico-metodológicas e um olhar específico para cadatemática. É possível identificar, facilmente, temáticas exclusivas dentrode cada subcampo das Ciências Sociais.Não que em outros campos disciplinares isso não ocorra, comoa cisão entre Geografia Física e Geografia Política, História Antiga eHistória do Brasil, Gramática e Literatura, mas sabemos que quantomais diversificados forem os subcampos, maior a possibilidade de queos professores tenham mais domínio em um do que em outro. E temoscerteza, leitor/professor, que você tem um subcampo no qual possui maiordomínio teórico-metodológico e que lhe propicia fazer transposiçõesdidáticas de forma segura e qualificada para trabalhar nas salas de aulada educação básica.Ademais, podemos destacar que as Ciências Sociais, assim comooutras áreas, têm objetos de conhecimento “vivos”, que estão em constante transformação. Isso requer de nós, professores de Sociologia, umolhar aguçado não apenas para o que está, muitas vezes, engessado eultrapassado no currículo escolar, mas para o que possui relevância social,em especial, para os estudantes do ensino médio. E está aí o diferencialda obra em tela – Temáticas do Ensino de Sociologia na escola brasileira.Destacamos nesta obra uma temática de fundo que alcança váriosdos capítulos apresentados – o avanço tecnológico e/ou das TecnologiasDigitais de Informação e Comunicação (TDICs), notadamente potencializado na pandemia.

 

 

Cremos que boa parte de nós está bastante esgotada porviver remotamente – trabalho remoto, aula remota, socialização remota,vídeos, podcasts, lives etc. -, ainda que tenha sido o que tornou possívelmantermos uma “certa normalidade” ao longo dos dois últimos anos. Esim, isso se tornou possível pelo avanço tecnológico e das TDICs. Masfalar isso não é dizer sobre seus impactos positivos e negativos, quecertamente existem e que de alguma forma foram explorados nesta obra.Os meios de comunicação digitais influenciam na sociabilidade, namanifestação pública e política, na reorganização e aprofundamento dosefeitos da indústria cultural, na redefinição de identidades ou, até mesmo,na sua reverberação e, dentre outros aspectos, também no aprofundamento de desigualdades oriundas de um mundo “uberizado” e cada vez maisapoiado no trabalho informal. Antes mesmo da pandemia, isso tudo jáestava posto e também presente nos ambientes escolares. Aproveitar opotencial disso, seja como tema a ser analisado, seja como ferramentapara atividades pedagógicas, é o que vários dos capítulos que compõemo livro realizaram.Também importa destacar a abordagem desenvolvida em questõesde suma relevância social, como a questão ambiental, os efeitos da açãohumana e das políticas públicas orientadas para o setor.

 

 

*Obra disponibilizada pelos organizadores ao Blog Café com Sociologia.

Sair da versão mobile