Como apresentou Sérgio Buarque de Holanda, o brasileiro é um povo (em sua média, talvez, na moda) cordial (termo que vem de cor, cordis – coração, em latim). Sendo cordial age pelo coração, pelo sentimento em detrimento do não uso da razão, da racionalidade*. Como não se vê representado na produção racional das leis, o brasileiro tende a valorizar mais o sentimento, o qual o impulsiona à ação. Segundo Holanda (2012, p. 55), “o desconhecimento de qualquer forma de convívio que não seja ditada por uma ética de fundo emotivo representa um aspecto da vida brasileira que raros estrangeiros chegam a penetrar com facilidade”.
edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
BODART, Cristiano das Neves. O Brasileiro sendo Brasileiro… aquele destacado por Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta. Blog Café com Sociologia. 2016. Disponível e:. Acesso: Dia mês e ano.
É como eu sempre digo, o Brasil não é e nem nunca foi um país sério, Estado Patrimonialista e a Lava Jato denuncia corretamente esse desrespeito pelas instituições públicas, o teatro da Lava Jato é apenas mais um instrumento nas mãos de um grupo de patrimonialistas para atingir certos objetivos. Nunca quiseram investigar e punir corretamente todos os envolvidos, querem apenas remover alguns obstáculos que se encontram em seus caminhos. Estou grunhindo neste momento, eu não vejo solução para o Brasil, já ficou mais do que provado que os políticos não irão resolver as questões estruturais de toda essa desigualdade social. Mais do que correto está a Palavra que diz " o povo tem o governo que merece".
DE FATO: O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. E SIM, O POVO AGE PELA EMOÇÃO. SEJA OS QUE REPETEM OS DISCURSO NA MÍDIA MANIPULADORA, OU DO GOVERNO CORROMPIDO ( E ISSO SE ESTENDE ÀQUELA OPOSIÇÃO QUE TAMBÉM É ACUSADA PELAS DELAÇÕES). AGINDO PELA EMOÇÃO, FECHAM OS OLHOS PARA AS ACUSAÇÕES FEITAS AO GOVERNO OU À OPOSIÇÃO. A QUESTÃO É: SEM SENSO CRÍTICO O POVO CONTINUARÁ A SER MANIPULADO, SEJA NO ESTADO MÍNIMO OU NO ESTADO FORTE.