Qual sua posição no mundo social? Você é alienado, alienante ou “alienista”? Espere um pouco! Antes de tentar a autoclassificação apresentaremos brevemente o que chamamos aqui de “alienado”, “alienante” e “alienista”. Na sua origem etimológica a palavra alienação vem do latim alienus, que significa “alheio”, “o que pertence a um outro”.
Na Filosofia o conceito de alienação foi trazido em evidência por Hegel e retomado, posteriormente, por Feuerbach e Marx. No século XX, autores como Luckács, Marcuse e Sartre tornam o conceito central em muitas de suas análises. Em todos os casos, com pequenas diferenças, os significados dado a palavra “alienação” convergem à definição de Allen W. Wood. Para este autor,
“a alienação refere-se, fundamentalmente, a uma espécie de atividade na qual a essência do agente é afirmada como algo externo ou estranho a ele, assumindo a forma de uma dominação hostil sobre o agente” (WOOD, 1998, p.179).
Caro Bodart, é com muito prazer que passo a ler café com sociologia todos os dias. Gostaria de parabeniza-lo pelo exelente trabalho.
Thiago Ferreira
Agradecemos pela sua atenção e elogio.
Abç
Vejo sua pergunta como um convite. Como quem pede: pense em ti. Mas pensar em si passa pelo pensar no outro, e mesmo com o outro. E com você penso que podemos, todos, ocupar todos as três posições. Ficamos sempre no movimento alienado-alienante-alienista e assim ad infinitum. Sem esquecer que também essa movimentação também seja condicional; à estrutura mínima de educação formal, cultural e condições econômicas; eu não excluiria tão pouco a vontade individual.
Ficamos sempre no movimento alienado-alienante-alienista e assim ad infinitude. Sem esquecer que também essa movimentação também seja condicional; à estrutura mínima de educação formal, cultural e condições econômicas; eu não excluiria tão pouco a vontade individual.
Ficamos sempre no movimento alienado-alienante-alienista e assim ad infinitude. Essa movimentação também seja condicional; à estrutura mínima de educação formal, cultural e condições econômicas; eu não excluiria tão pouco a vontade individual.