Filmes para aulas de Filosofia por temas e gêneros variados

filmes para aulas de Filosofia
filmes para aulas de Filosofia

Filmes para aulas de Filosofia que nos ajuda a compreender e a refletir sobre os grandes problemas e questões da vida. A filosofia nos ensina a pensar de maneira crítica e lógica, a questionar as coisas que nos são dadas como verdades e a buscar respostas profundas para perguntas fundamentais.

Segue como sugestão alguns filmes que podem ser trabalhados em Filosofia, alguns dos quais podem ser perfeitamente trabalhados também em aulas de sociologia.

Filmes para aulas de Filosofia – Tema cultura

1 A guerra do fogo; 1981, França/Canadá – Filme que aborda o processo de hominização (surgimento em certos primatas de características próprias do homem) e os primórdios da
humanidade.
2. Blade Runner, o caçador de andróides; 1982 – EUA – Ficção sobre a vida na terra no séc. XXI. A semelhança entre os homens e os andróides coloca a questão sobre o que é ser humano.
3. Derzu Uzala; 1975 – Japão/URSS – A amizade inabalável de dois homens aparentemente diferentes entre si, um humilde caçador e um militar que mapeia regiões inóspitas da URSS, e os ensinamentos que este absorve sobre a natureza através do experiente nativo.

4. O Enigma de Kaspar Hauser. 1975 – Alemanha – Garoto é criado num porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo da população local.5. 2001 – Uma odisséia no Espaço; 1968 – EUA/Reino Unido –  filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre.

Filmes para aulas de Filosofia –Tema – Trabalho: liberdade e submissão

1. Tempos modernos; 1936 – EUA – Obra em que, de uma forma ao mesmo tempo satírica e poética, Chaplin “passeia” pela paisagem moderna, a paisagem da indústria moderna. Mostra-nos a  submissão do homem à maquina e a substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico, o que leva ao desemprego e à miséria. Mas mostra-nos também a solidariedade e a capacidade de gentileza e alegria que resiste a opressão do trabalho.
2. Germinal – 1993 – Bélgica/França/Itália – Adaptação para o cinema de romance homônimo do escritor Francês Emile Zola, publicado em 1885. Retrata as condições de trabalho e vida dos trabalhadores das minas de carvão na segunda metade do século XIX, bem como a emergência dos movimentos, greves e revoltas operárias.
3. Eles não usam black-tie – 1981 – Brasil – Filme que retrata as dificuldades de organização dos trabalhadores na época da ditadura brasileira, tendo como foco uma família de operários
e seus dilemas.
4. O show de Truman – 1998 – . EUA – História que se passa numa pequena comunidade racionalizada a partir da mais avançada tecnologia. Truman tem sua vida exposta a milhões de telespectadores, tendo sua imagem vinculada a propaganda de produtos diversos.
5. Ford – Retrata a questão da produção em série, dos veículos Ford e as falcatruas que Ford realizou para se tornar um grande empresário. Sempre a custa da exploração do necessitados.

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Consciência Critica

1. Os últimos rebeldes; 1992 – EUA – Filme que apresenta a ascensão do nazismo e a ideologia da consciência da juventude alemã. Um grupo de jovens amigos se encontra, devido ao momento histórico, exposto à ideologia nazista que, entre outras coisas, reprime toda forma de expressão cultural que possa significar uma ameaça a seus valores.
 2. Sociedade dos Poetas mortos; 1989 – Obra que, por trás de um enredo bastante previsível, aborda uma questão fundamental em uma sociedade como a nossa, marca por uma racionalidade que visa fins, objetivos úteis, sejam eles a sobrevivência, o sucesso ou o status, de que espaço podemos
dispor para a expressão do que há de mais humano em nós, nossas dúvidas, nossas perguntas essenciais? Qual o lugar do “inútil” da poesia, da arte e da filosofia?
3. Mississipi em chamas; 1988 – EUA – Filme clássico sobre o racismo nos Estados Unidos dos anos de 1960 que denuncia o problema da intolerância.

Filmes para aulas de Filosofia –  Tema – Filosofia Moderna – Racionalismo, a Escolástica – Idade Média

1.  O nome da Rosa – 1986 – Itália/França/Alemanha –Adaptação para o cinema da obra homônima do pensador italiano Umberto Eco. Trata-se de uma trama ambientada no Séc. XIII. Uma série de mortes misteriosas em um mosteiro dominicano começa a ser investigada por um frade franciscano
e seu jovem acompanhante. No decorrer das investigações, são levantadas algumas das questões centrais que caracterizam a Idade Média: a relação entre a doutrina cristã, a filosofia e a ciência; a atitude intolerante da ala mais ortodoxa da Igreja diante das divergências dentro do próprio credo; a questão das heresias entre as diversas orientações no seio do cristianismo e o processo de Inquisição.
2. Em nome de Deus; 1988 – Inglaterra/Iugoslávia – Filme que se passa no séc. XII e enfoca o romance de Abelardo e Heloisa.  Retrata o clima das discussões filosóficas e mostra o ambiente universitário na Universidade de Paris, entre 1114- 1118, época em que Abelardo lecionou nessa instituição e em que viveu o célebre e dramático romance com Heloísa.
3. O sétimo selo; 1957 – Suécia – Filme que mostra um pouco da vida na Europa do séc. XIII, assolada pela peste negra. Tem como personagem central um soldado recém-chegado das Cruzadas, que joga xadrez com a morte e se envolve com um grupo de atores mambembes que percorrem as cidades e vilas. Através dessas personagens e suas perambulações, o filme apresenta aspectos da religiosidade medieval, sobretudo em relação à morte.
4. O destino. 1997 – Egito/França – No século XII, em Córdoba, os escritos do filósofo Averróis chocam os islâmicos. Para apaziguar a situação, o califa Al Mansour ordena que todas as suas obras sejam queimadas. É quando os discípulos do filósofo decidem fazer cópias manuscritas de suas obras, para levá-las para além das fronteiras do Islã

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia Moderna – Racionalismo

1. Giordano Bruno; 1974 – Itália – Filme que retrata parte da vida de Bruno, envolvido em problemas com a Igreja devido as suas ideias. Mostra o processo movido pela Inquisição até sua
morte na Fogueira.
2.Galileu – 1994 – Itália – Vida e obra de Galileu, com destaque para o seu julgamento pela Inquisição.
3. Rainha Margot; 1994 – França/Alemanha/Itália – Obra sobre a questão religiosa e política entre católicos e protestantes no século XVI.
4. Decameron – 1970 – Itália/França/Alemanha – Adaptação de dez contos de obra homônima de Bocaccio, que mostram aspectos do cotidiano religioso e dos costumes da cidade de Nápoles no século XIV, em histórias divertidas e picantes.
5. Descartes – Itália – Filme que retrata a vida e obra do Filósofo Descartes.

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia Moderna – Empirismo, Iluminismo

1. Amadeus – 1984 – EUA – Filme que retrata a vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-179) nas cortes européias do século XVIII.

2. Danton – O Processo da revolução – 1982 – França/Polônia – Visão da revolução Francesa a partir da ótica liberalizante de Danton contra as posições mais radicais de Robespierre.3. O amante da rainha – 2012 – Dinamarca / Suécia /República Tcheca – conta a história real de um médico iluminista que auxiliou o “rei louco” da Dinamarca a fazer reformas de cunho racional (como a primeira campanha de vacinação pública da Dinamarca. (Dica Gabriel Bertolino)

 

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia Contemporânea

1. A época da inocência; 1993 – EUA – História que se desenrola em ambiente da burguesia norte-americana do final do séc. XIX. O jovem Newland Archer vê se dividido entre o sentimento romântico da paixão por Ellen Olenska, mulher independente separada de um nobre russo, e o realismo de se submeter ao compromisso de noivado com May Welland, pertencente a importante família local.
2. O enigma de Kaspar Hauser; 1975 – Alemanha – Filme que se inicia em 1828, na praça central de Nuremberg, onde aparece Kaspar Hauser. Sem conseguir falar nada, é a representação pura e romântica do homem natural, do bom selvagem. Contudo, diante do racionalismo e dos costumes da
sociedade a que não consegue se adaptar, acaba morto violentamente por aqueles que não conseguem conviver com a inquietação provocada pela diversidade.
3. Aguirre, a cólera dos deuses; 1972 – Alemanha – Espetacular e terrível crônica do imperialismo enlouquecido, que narra a tentativa impossível de conquistar a cidade mítica de El Dorado, feita por uma expedição espanhola nos princípios da colonização.
4. Julia – 1977 – EUA – Filme sobre episódios da vida da escritora norte-americana Lillian Hellman e de sua amiga Julia, ativista de movimentos políticos da década de 1930.
5. O ovo da serpente; 1978 – EUA- Filme que se passa no período anterior à chegada dos nazistas ao poder. Demonstra as estratégias construídas pelas diversas instâncias do sistema social alemão para a aceitação do terror que viria a seguir.
6. Guerras nas estrelas 1977 – primeiro filme produzido para a série e quarto na seqüência dessa saga, Apresenta todas as características de entretenimento da industria cultural. Reunindo todos os estilos heróicos do passado – western, novelas de cavalaria com seus feiticeiros, samurais e os
poderes da mente – é bem o tipo de objeto de desejo do público médio .
7. O tambor; 1979 – Obra em que Oskar, uma criança de três anos, perante a falsidade do mundo dos adultos, decide não mais crescer. Comenta com seu tambor e seus gritos estridentes a Alemanha de Hitler e da Segunda Guerra Mundial. Diante da anormalidade do mundo, sua própria deficiência mostra-se um gesto de recusa. Sua fragilidade é sua beleza.
8. o fantasma da liberdade 1974 – França – Filme surrealista que critica o abandono da liberdade pela sociedade burguesa, para colocar em seu lugar a irracionalidade, os bons costumes e a sexualidade culpada. O titulo refere-se imediatamente as linhas iniciais do Manifesto Comunista, de Karl Marx : “Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo”.

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia da ciência

1. A ilha do Dr. Moreau; 1977 – EUA – Ficção acerca da ideia do cientista como criador, à semelhança de Deus. Em uma ilha isolada, cientista realiza experimentos de engenharia genética,
criando seres, a partir de células humanas e animais, que são controlados por ele através de dispositivos que causam dor.
2. O óleo de Lorenzo; 1992 – EUA – Baseado em história real, o filme conta a luta dos pais de um garoto, que sofre de uma rara doença degenerativa, para conseguir criar um remédio que paralise o desenvolvimento do mal. Mostra a ciência como uma atividade interessada, que se principia com um problema e pode ser desenvolvida pelas pessoas comuns.
3.  Frankestein; 1931 – EUA – Filme baseado no romance de Mary Shelley, Frankestein ou O Prometeu moderno de 1818. É uma critica romântica a pretensão de verdade da ciência, que no seu desenvolvimento pode acabar criando monstros.
4. Epidemia; 1995 – EUA – Obra que trata de uma epidemia causada por um vírus letal e  desconhecido que assola uma região da África. Uma equipe de médicos do Exercito norte-
americano é designada para o caso. Porém, além de descobri o vírus causador da doença, os membros da equipe ainda tem de descobri e desfazer a trama política que encobre a descoberta
da doença. Mostra os interesses políticos e econômicos nos quais a ciência tropeça.

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia moral

1. A lista de schindler; 1993 – EUA – Filme sobre industrial alemão que salva centenas de judeus poloneses durante a segunda Guerra Mundial. Mostra como o componente moral de um indivíduo pode interferir nas suas decisões e escolhas, levando-o a ações fundamentais em sua vida e nas vidas de outros seres humanos.
2. Pulp Fiction – 1994 – EUA – Filme polêmico sobre o mundo do crime, retratando a gratuidade da violência na atualidade. A violência se torna banal, mata-se por qualquer motivo. Pode ser visto como uma crítica da perda dos valores morais na sociedade contemporânea.
3. Central do Brasil; 1998 – Brasil – Filme que mostra a amizade entre uma mulher e um menino em busca de seu pai. Parte da apatia e da indiferença moral que caracteriza o Brasil de hoje, buscando recuperar a importância dos atos individuais no resgate de nossa cidadania.
4. Poderosa Afrodite; 1995 – EUA – Comédia centrada na relação de um homem (casado) com uma prostituta, que no passado deu o filho para adoção. Ele deve decidir se conta ou não a ela que foi ele quem adotou a criança. Mostra ainda, de forma divertida, a prostituta de maneira não-preconceituosa e a difícil relação no casamento, marcada pelo amor, pelos conflitos e pela rotina.
Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia Política
1. O que é isso companheiro; 1997 – Brasil – Filme que se passa na época da ditadura militar no Brasil. Baseado em livro homônimo do jornalista e político Fernando Gabeira, retrata a
organização dos movimentos clandestinos e, especificamente, o seqüestro de um embaixador norte-americano para depois negociar a sua libertação em troca da soltura de presos políticos.
2. Testa de Ferro por acaso; 1975 – EUA – Filme que retrata a história do anticomunismo nos EUA na época  do macarthismo.
3. Missing – o desaparecido; 1982 – EUA – Relato dramático, baseado em fato real, sobre a busca empreendida pelo pai e a esposa de um norte-americano desaparecido após o golpe de Pinochet, no Chile.
4. Reds; 1981 – EUA – Filme que enfoca uma parte da revolução socialista soviética, através da história do repórter norte- americano JOHN REED, que fazia a cobertura dos acontecimentos. Mostra o processo revolucionário, suas tensões e suas contradições.

 

Filmes para aulas de Filosofia – Tema  – Ética1-  Minority Report; 2002, EUA – Discute os limites éticos da ciência.

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Realidade

1-  Inception (A Origem – no Brasil). 2010; EUA – Audiovisual muito bom pra trabalhar questão dos sonhos e da realidade. É interessante dialogar o filme com a teoria freudiana.

2- The Matrix; 1999, EUA – Aborda como os limites do real e do construído em uma realidade manipulada. Uma excelente remake da alegoria da caverna de Platão.

 

Filmes para aulas de Filosofia – Tema – Filosofia Estética

 
1. Minha amada mortal; 1994 – EUA – Biografia de Beethoven que, embora não seja fiel, tem como mérito mostrar a força e a beleza do romantismo.
2. Shine; 1996 – Austrália/Inglaterra – Filme sobre David Helfgott, um dos principais interpretes da obra pianistica de Rachmaninoff. Retrata o processo de formação do artista.
3.Basquiat – traços de uma vida; 1996 – EUA – História real do espirituoso imigrante haitiano negro e pobre que saiu da mendicância para as mais altas rodas de Nova Yorque. Tornou-se artista de estimação do jet set mundial com a ajuda do artista multimídia Andy warhol, mas acabou entregando-se tragicamente às drogas.
4. O carteiro e o poeta 1995 – Inglaterra/França/Itália – Retrato do processo de educação estética de um carteiro italiano, MaRIO, a partir de seu contato e amizade com o poeta chileno
Pablo Neruda.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

8 Comments

  1. Olá, sou professor de filosofia no ensino médio e gostei muito mesmo da lista! Obrigado!

    Queria recomendar mais um para a lista Iluminista. É o filme dinamarquês "O amante da rainha" que conta a história real de um médico iluminista que auxiliou o "rei louco" da Dinamarca a fazer reformas de cunho racional (como a primeira campanha de vacinação pública da Dinamarca. Vale apena amigo.

Deixe uma resposta