Filmes para discutir temas sociais

Filmes para discutir temas sociais

Filmes para discutir temas sociais organizado por professores de Sociologia que fazem parte da comunidade Café com Soiologia.

  1. Ele está de volta – para trabalhar intolerância (Cristiano Bodart);
  2. Carandiru – relações de poder; violência/criminalidade; homofobia (Rodrigo F. Costa)
  3. Que Horas Ela Volta – Desigualdade/Inclusão Social/ Preconceito (Bruno Dias)
  4. V de Vingança – Tipos de Poder (Lucas Eduardo)
  5. A onda – Autocracia (Ricardo Antunes)
  6. Nas terras do bem virá – Escravidão agrária moderna, conflito agrário, luta pela terra (Ney)
  7. Justiça – criminalização da pobreza (Francicleo Castro)
  8. M8 – quando a morte socorre a vida – racismo institucional (Victoria)
  9. Transamérica – Questões de gênero, Instituições sociais (Dejamim Pereira)
  10. HER – modernidade líquida (Demerval)
  11. Fio da Meada – Sustentabilidade e Luta dos povos tradicionais brasileiros (Francicleo Castro)
  12. Os miseráveis (sem ser o musical) – consolidação da sociedade moderna, Estado, direitos sociais, trabalho feminino e infantil. (Thiago)
  13. Documentário Guerras do Brasil – especialmente o episódio 1 – povos originários, ernocentrismo, diversidade dos povos originários, reivindicações de direitos. (Netflix)
  14. Lutero – religiosidade (Lucimarcia)
  15. O Poço – fome e as consequencias da fome no conhecimento humano (Lucimarcia)
  16. Documentário As Sementes – agroecologia, gênero e feminismo no campo (Angela Mierro)
  17. A Vila – relação indivíduo e sociedade na contemporaneidade (Alberto)
  18. Vista minha pele – racismo no Brasil e estranhamento
  19. O cheiro do ralo – fetichismo da mercadoria e consumismo a partir de uma releitura de quadrinhos, gêneros textuais. (André Baida)
  20. O corte – neoliberalismo, acumulação flexível e individualismo (André Baida)
  21. Capitão Fantástico – capitalismo; vida fora do capitalismo; hábitos/costumes/culturas; adaptação (Rodrigo F. Costa)
  22. As sufragistas – feminismo, opressão feminina (Maria José Alves)
  23. Raça – racismo, desigualdades sociais, nazismo (Maria José Alves)
  24. A história das coisas – consumismo, destruição do meio ambiente, obsolescência programada (Maria José Alves)
  25. Pureza – Desigualdades sociais, trabalho, racismo (Dejamim Pereira)
  26. Adeus Lenin – comunismo; Queda do Muro de Berlin; geopolítica (Fabio Moraes)
  27. Carne e osso – condições de trabalho em abatedouros/frigoríficos no Brasil (Franciel Amorim)
  28. Enquanto o trem não passa – mineração, exploração e contaminação em territórios indígenas (Franciel Amorim)
  29. Quem matou Eloá? – Espetacularizaçao e sensacionalismo midiático (Franciel Amorim)
  30. Não olhe para cima (Netflix) – negacionismo, desinformação, ganância e aquecimento global (Franciel Amorim)
  31. Tempos Modernos – Reificação, trabalho alienado, fordismo (Fernanda Feijó)
  32. 7 Prisioneiros (Netflix) – Relações de trabalho no Brasil/Racismo (Silas Savedra)
  33. Coisas de pássaros (For the birds) [curta animado da Pixar] – alteridade/diversidade; preconceito; exclusão (Rodrigo F. Costa)
  34. Tolerância (Tolerantia) [curta animado] – intolerância religiosa; totemismo; alteridade; diversidade religiosa e cultural (Rodrigo F. Costa)
  35. Ilha das Flores – pensar desigualdades social, miserabilidade, poluição e meio ambiente, consumo (Thiago)
  36. O show de Truman – panoptico, controle social (Cristiano Bodart)
  37. O menino que descobriu o vento – meio ambiente, desigualdade social, currículo (Roniel)
  38. Inteligência artificial – socialização, revolução industrial, instituições sociais. (Roniel)
  39. Tudo em todo lugar ao mesmo tempo – trabalho, gênero, neurodivergência (Roniel)
  40. Bacurau – racismo, movimentos sociais, coronelismo, educação, gênero, (Roniel)
  41. Marighella – Ditadura Militar, Movimentos sociais, Instituições políticas (Roniel).
  42. O Dilema das Redes – relações entre o real e o virtual, manipulação, Fake News (Raquel Vasconcelos)
    43- Pantera negra – trabalha a questão da cultura.
  43. Os Deuses Devem Estar Loucos – Etnocentrismo e Relativismo Cultural (Marcela Rufato)
  44. Estrelas além do tempo – luta feminista, racismo. Bom pra trabalhar em parceria com professor(a) de Física. (Fernanda Feijó)
  45. Viva – A Vida é uma festa. Animação que fala sobre a cultura mexicana do Dia de Los Muertos. Muito legal pra trabalhar a subjetividade da morte nas diferentes culturas. Cabe bem para trabalhar com ensino fundamental por ser Animação. (Fernanda Feijó)
  46. XXY – Sexo, Gênero e Sexualidade. (Darllan Rocha)
  47. Martírio – Povos indígenas, Território, Brasil. (Darllan Rocha)
  48. Incêndios – Etnocentrismo, relativização cultural
  49. Quanto vale ou é por quilo? – Racismo, questões raciais. (Darllan Rocha)
  50. O Xadrez das Cores – Racismo, intolerância religiosa, desigualdades sociais, violência (Maria José Alves)
  51. Vida Maria – a dureza da vida no sertão, a ausência de políticas públicas que alcancem a população rural, o abandono do sertanejo à própria sorte, a repetição/perpetuação dessa situação, geração após geração (Maria José Alves)
  52. Morte e Vida Severina – a dura vida do retirante nordestino, que se vê obrigado a migrar, na busca pela sobrevivência (Maria José Alves)
    54 – Vista minha pele (documentário/curta) – Trabalha racismo, desigualdade social. (Rosa Coura)

 

O que achou desses filmes para discutir temas sociais? Já utilizou algum em sala de aula? Deixe seu comentário.

Roniel Sampaio Silva

Doutorando em Educação, Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Zona Sul.

1 Comment Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O Site foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente, funcionava como um espaço virtual destinado ao armazenamento e compartilhamento de materiais utilizados em suas aulas, quando lecionava na rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Em 2012, Roniel Sampaio Silva, por ocasião de seu ingresso no Instituto Federal, passou a integrar a administração do blog. Desde então, o projeto é desenvolvido e mantido em parceria pelos dois pesquisadores.

Ao longo de sua trajetória, o blog consolidou-se como uma das principais referências nacionais na área de ensino de Sociologia, sendo amplamente consultado por professores, estudantes, pesquisadores e leitores de diferentes áreas do conhecimento. O portal reúne uma extensa coleção de materiais didáticos, incluindo artigos, planos de aula, avaliações, dinâmicas pedagógicas, podcasts, vídeos, indicações de filmes e diversos outros recursos voltados à educação.

Em 2019, o blog ultrapassou a marca de 9 milhões de acessos, evidenciando seu alcance e relevância no cenário educacional brasileiro.

O trabalho desenvolvido pelo blog foi reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Atualmente, o projeto reúne centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e mantém uma comunidade de leitores que acompanha regularmente suas publicações.

Seguimos comprometidos com a missão de produzir e divulgar conteúdos de qualidade, contribuindo para tornar os conhecimentos das Ciências Sociais cada vez mais acessíveis, relevantes e úteis para a formação crítica de estudantes, educadores e da sociedade em geral.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

interdisciplinaridade
Post Anterior

Interdisciplinaridade e o cão sem raça definida

Próximo post

Cursos de Sociologia, Antropologia e Ciência Política no exterior: Oportunidades de Estudo e Processo de Candidatura

Últimos posts de Apoio Didático

Ir para oTopo

Não Perca