Dinâmica Privilégio: Desigualdade social e oportunidades

Dinâmica Privilégio
A dinâmica privilégio é uma boa oportunidade dos alunos assumirem papeis os quais compõe um cenário metafórico para o uso em uma exposição de determinado assunto.

Essa é uma dinâmica para sala de aula, sobre privilégio, oportunidade e mobilização social.
(bastante utilizada em universidades americanas, sem autor definido).
É assim:
01. cada aluno recebe uma folha de papel para amassar e fazer uma bolinha.

 

Dinâmica Privilégio: passo 1
  1. o professor coloca o lixo bem na frente da sala, embaixo do quadro negro (nem existe mais quadro negro, mas você entendeu).
Dinâmica Privilégio: passo 2
  1. ele fala:

“Esse jogo é muito simples. Vocês representam a população de um país qualquer. E todo cidadão neste país tem a chance de crescer na vida e pertencer às classes mais altas”

Dinâmica Privilégio: passo 3

“Para subir às classes mais altas, tudo o que você precisa fazer é acertar sua bolinha no lixo, sem se levantar da cadeira.

  1. Imediatamente os alunos do fundo da classe devem protestar (“mas isso não é justo!”).

Os que estão atrás têm diante deles um monte de gente e fica fácil enxergar que os da frente terão muito mais facilidade em acertar suas bolinhas no lixo.

Dinâmica Privilégio: passo 4
  1. Quando os arremessos são feitos, acontece o esperado: os da frente conseguem acertar mais (mas nem todos) e os de trás acertam menos (mas alguns acertam).
  1. O professor conclui:

“Quanto mais perto você está da lata de lixo, maiores são as suas chances de acertar. Isso é um privilégio. Vocês repararam como as reclamações vieram, todas, do fundo da classe?”

“Isso acontece porque as pessoas que estão aqui na frente não estão enxergando a mesma coisa que as pessoas que estão no fundo”

Elas estão a poucos metros da lata e não enxergam a mesma quantidade de cabeças à sua frente. E por não terem a mesma situação em seu campo visual, tudo o que elas enxergam é o objetivo do jogo…

…sem se dar conta, pelo menos não ao ponto de se manifestarem, sobre a posição privilegiada em que se encontram (ou sobre a injustiça com os colegas do fundão).

A CONCLUSÃO

“Seu trabalho, como estudantes privilegiados que são – porque têm acesso à educação superior – é TER CONSCIÊNCIA sobre este privilégio. E usar esse privilégio chamado educação para alcançar grandes feitos (“Do Epic Shit” como temos estampado nas camisetas novas do UoD) ao mesmo tempo em que defende os direitos e as oportunidades dos que estão nas fileiras mais atrás de você.”

Particularmente gosto da ideia dos mais privilegiados ajudando a erguer os menos privilegiados, trabalhando em favor deles, para abrir mais espaço nas fileiras da frente.

E NÃO mandando a lata de lixo lá para trás.

Poderia até parecer uma saída justa, mas é a pior solução para todos porque nivela pela média e não pelo topo. Os de baixo sobem menos do que poderiam. Os de cima, baixam. É a chamada mediocrização. Que resulta em mediocridade.

O que me faz pensar no conceito de “inclusão”.

Inclusão, acredito, não é “enfiamento”. Não é trocar de turma. Não é divisão, é soma. É CRIAR mais espaço.

É assar mais pizzas ao invés de cortar as que temos em mais pedaços.

Ou, outra expressão que também gosto:

 

“learn, earn, return”

É dar o privilégio para mais pessoas, sem tirar o privilégio dos que já tinham. Não é questão compensatória.

Enfim, coisas pra gente pensar sempre. E você aí com a bolinha na mão, o que acha?

Publicado originalmente em:
https://www.updateordie.com/2014/12/08/dinamica-de-sala-de-aula-explicando-privilegio/

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

3 Comments

  1. A melhor que já encontrei. simples mas complexa. e adorei a reflexão sobre a inclusão pois penso igualmente.

Deixe uma resposta