Conheça o Núcleo de estudos das performances culturais e do patrimônio imaterial

image_pdfimage_print

Performarte – Núcleo de estudos das performances culturais e do patrimônio imaterial

O núcleo é resultante da cooperação de professores e alunos da UNILAB, bem como de colaboradores externos, em debater as temáticas das performances culturais, nas suas mais diversas vertentes, mas também de tópicos relacionadas ao patrimônio cultural imaterial. Por performances culturais compreendemos um vasto campo de estudos em que se incluem culturas expressivas como a dança, o teatro, a música e as linguagens artísticas da cultura popular. Este entendimento das performances tenta compreende-las a partir das suas dinâmicas processuais, internas e externas, na sua relação com o corpo, gestualidades, ritualidades, objetos e territórios, bem como, em sentido geral, com a sociedade, as políticas públicas, territórios e o mercado. Na atualidade, grande parte destas práticas performáticas e linguagens tem sido alvo de processos de patrimonialização, que incidem no registro e salvaguarda destes bens culturais, na tentativa de garantir-lhes sustentabilidade. No Brasil, práticas como a Capoeira e o samba, entre outras, já foram, neste sentido, registradas, ganhando reconhecimento inclusive em instâncias internacionais, como é o caso do UNESCO. 

Ao abrigo do Performarte figuram atividades tanto de pesquisa como extensão, sendo ainda este, também, um espaço de diálogo íntimo com a experiência de ensino da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia afro-brasileira.

O projeto envolve pesquisadores diversos, atuando em linhas de pesquisa diferentes, a fim de considerar as múltiplas facetas de estudos sobre cultura. Através da fanpage  https://www.facebook.com/PerformArtUnilab/ o grupo vem divulgando trabalhos e pesquisas e, assim, estabelecendo interlocução com novos investigadores, artistas e público em geral com temáticas e interesses afins.

 

Dr. Ricardo Nascimento– Linha de Pesquisa Culturas Afro-Brasileiras e Africanas.  Estuda as práticas culturais afrodescendentes e africanas tendo como base uma perspectiva sociológica e antropológica.

Dr. Ricardo Nascimento– Linha de Pesquisa Rituais e Performance. Esta linha de pesquisa estuda as relações rituais e performáticas nas diferentes culturas.

Dr. Igor Monteiro – Linha de Pesquisa Capoeira, educação e cidade. Tem como tema de investigação a relação da capoeira com as dinâmicas citadinas, considerando os aspectos político-educativos desta manifestação e suas possibilidades enquanto dispositivo de transformação urbana.

Dra. Claudia Rodrigues e Dr. Igor Monteiro – Linha de Pesquisa Cultura Popular e Patrimônio Cultural imaterial. Volta-se ao estudo dos processos de patrimonialização das culturas populares e seus saberes.

Dr. Lucas Souza – Linha de Pesquisa Pensando a Música Popular Brasileira. Pensa a música popular gravada em seus mais diferentes aspectos de investigação: produção, consumo, distribuição, recepção, trajetórias artísticas, biografias, apropriação cultural, segmentação, estética, ethos corporal, significação e ressignificação musical.

 

 

Mais informações na fanpage:  https://www.facebook.com/PerformArtUnilab/

 

 

 

 

 

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: