O controle social é o conjunto de normas, valores e leis que regem o comportamento das pessoas em uma sociedade. Ele é usado para manter a ordem social e garantir que as pessoas agem de maneira apropriada e coerente com os valores e crenças da sociedade. O controle social pode ser exercido de várias maneiras, incluindo através da educação, da religião, da mídia, da lei e de instituições sociais, como famílias e escolas. O controle social é importante porque ajuda a garantir que as pessoas trabalhem juntas e cooperem para o bem-estar da sociedade como um todo. No entanto, o controle social também pode ser usado de maneira negativa para oprimir ou discriminar grupos de pessoas.
Controle social no cotidiano
O controle social é visto, grosso modo, por dois ângulos antagônicos. Por um lado, como necessária para que possamos viver em sociedade. A ideia de Thomas Hobbes nos é bastante elucidativa em relação a esse ponto de vista. Para ele os indivíduos são maus em sua origem e carecem de serem “controlados” pelas regras sociais, a fim de viverem em harmonia. A ausência de controle social poderia desencadear crises sociais. Para exemplificar esse raciocínio, temos os casos de saques e tumultos populares em momentos de greve da polícia, tal como ocorreu em Pernambuco (ver aqui). Por outro lado, o controle social é visto como uma forma de manter a estratificação social estabelecida. Nessa direção, um trecho da música “Até quando”, de Gabriel Pensador, nos é bastante elucidativa para compreendermos essa perspectiva: “a TV só existe para manter você na frente, na frente da TV, que é para você não ver que o programado é você”. Sob essa visão, o Estado é o principal responsável por controlar as pessoas, sobretudo de forma simbólica, o que chamou-se na teoria marxista de “Aparelhos Ideológicos do Estado”. Esses aparelhos, tais como a escola e as TVs estatais, teriam a função de transmitir o que deseja a classe social dominante, a fim de manter o status quo.
Dica de atividade com canção
Ouça a canção “Admirável chip novo”, da cantora Pitty. Na canção a cantora e compositora utiliza a metáfora para dar seu recado crítico. Assim, usa expressões metafóricas que dialogam com o tema “controle social“. A atividade consiste em explicar cada uma das metáforas a seguir presentes na composição:
- Desconfiguração:
- Olhos de robô:
- Reinstalar o sistema:
*Não confundir esse conceito sociológico com outro mais comum na Gestão Pública e na Ciência Política, que é a ideia de Controle Social da coisa pública (sociedade controlando as decisões e os gastos públicos).
**MANNHEIM, K. Sociologia Sistemática: uma introdução ao estudo de sociologia. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1971.
Publicado originalmente em: 15 de maio de 2014 às 14:39
Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Minhas saudações.
António Batalha.
Obrigada pela existência desse site. É uma excelente ferramenta de trabalho para nós, professores.