Sociólogos avaliam papel das ciências humanas no currículo escolar

image_pdfimage_print

Em resposta ao editoral “Lição errada” da Folha SP, dia 21 de dezembro de 2011, que questionou o aumento da carga horária de sociologia e filosofia no estado de SP para o Ano de 2012 a FNS produziu um texto como resposta a esse ataque a Sociologia, Filosofia e a Artes. Segue abaixo o texto:

Sociólogos avaliam papel das ciências humanas no currículo escolar 

LEITOR RICARDO ANTUNES DE ABREU (*)
LEITOR MARIO MIRANDA ANTONIO JUNIOR (*)
DE SÃO PAULO (SP)

Em resposta ao editorial “Lição errada”, que diz repeito ao aumento da carga horária de filosofia, sociologia e artes no currículo do ensino médio no Estado de São Paulo, a Federação Nacional dos Sociólogos (FNS) tem esclarecimentos a fazer.
O editorial ataca, de forma gratuita e preconceituosa, a sociologia e outras ciências humanas. Do ponto de vista objetivo, baseado em que pressupostos o texto afirma que incluir (conforme determinado por lei) ou aumentar as cargas horárias de sociologia, filosofia ou artes sejam “experimentalismos duvidosos”, e “matemática e português” sejam disciplinas “estruturantes”?
Para efeitos de uma formação que privilegie a construção da cidadania e a despeito da atual formação instrumental, utilitarista e individualista que visa apenas o mercado e o sucesso individual, acreditamos que sociologia, filosofia ou artes devem ter primazia ou importância equivalente.
Historicamente, a educação nunca foi prioridade no Brasil. De um modo geral, o modelo educacional brasileiro que conhecemos hoje é remanescente do imposto nos anos 1960 pela ditadura militar, em que as ciências humanas gradativamente foram perdendo espaço na grade curricular do sistema educacional em nível de educação básica e média, tanto no ensino público quanto no privado.
 *******O texto completo você acessa aqui

Visite também os blogs 
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: