Sociólogos avaliam papel das ciências humanas no currículo escolar

Sociólogos avaliam papel das ciências humanas no currículo escolar

Em resposta ao editoral “Lição errada” da Folha SP, dia 21 de dezembro de 2011, que questionou o aumento da carga horária de sociologia e filosofia no estado de SP para o Ano de 2012 a FNS produziu um texto como resposta a esse ataque a Sociologia, Filosofia e a Artes. Segue abaixo o texto:

Sociólogos avaliam papel das ciências humanas no currículo escolar 

LEITOR RICARDO ANTUNES DE ABREU (*)
LEITOR MARIO MIRANDA ANTONIO JUNIOR (*)
DE SÃO PAULO (SP)

Em resposta ao editorial “Lição errada”, que diz repeito ao aumento da carga horária de filosofia, sociologia e artes no currículo do ensino médio no Estado de São Paulo, a Federação Nacional dos Sociólogos (FNS) tem esclarecimentos a fazer.
O editorial ataca, de forma gratuita e preconceituosa, a sociologia e outras ciências humanas. Do ponto de vista objetivo, baseado em que pressupostos o texto afirma que incluir (conforme determinado por lei) ou aumentar as cargas horárias de sociologia, filosofia ou artes sejam “experimentalismos duvidosos”, e “matemática e português” sejam disciplinas “estruturantes”?
Para efeitos de uma formação que privilegie a construção da cidadania e a despeito da atual formação instrumental, utilitarista e individualista que visa apenas o mercado e o sucesso individual, acreditamos que sociologia, filosofia ou artes devem ter primazia ou importância equivalente.
Historicamente, a educação nunca foi prioridade no Brasil. De um modo geral, o modelo educacional brasileiro que conhecemos hoje é remanescente do imposto nos anos 1960 pela ditadura militar, em que as ciências humanas gradativamente foram perdendo espaço na grade curricular do sistema educacional em nível de educação básica e média, tanto no ensino público quanto no privado.
 *******O texto completo você acessa aqui

Visite também os blogs 
Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: