5 º SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS

TEMA CENTRAL:

AS POLÍTICAS SOCIAIS NAS TRANSIÇÕES LATINOAMERICANAS NO SÉCULO XXI: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

09 a 12 de outubro de 2011

Unioeste – Campus de Cascavel 

Cronograma

Prazo para envio de trabalhos (resumo e texto completo): 03 de maio a 03 de julho de 2011.
Divulgação da relação dos trabalhos aceitos pelo Comitê Científico: 31 de agosto de 2011.
Inscrição para ouvinte: até 30 de setembro de 2011.

PROGRAMAÇÃO

09/10/2011 LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES

19:00 horas – Sessão de Abertura do Evento
20:30 horas – Conferência de abertura: 

Os Estados latinoamericanos após as reformas do consenso de WashingtonConferencista: Thomas Muhr (University of Bristol – Inglaterra)

10/10/2011 LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES

8:30 às 12:00 horas – Mesa Redonda I: 

Institucionalidades políticas na América Latina no Século XXI: Qual democracia? Qual Estado? Qual sociedade?

  • Democracia e transição – Luciano Martorano (Boon – Alemanha)
  • Crise do Estado Liberal na América Latina – Luiz Vicente Vieira (UFPE – Brasil)

14:00 às 18:00 horas – Mesa Redonda II: Política para a educação na América Latina no Século XXI

  • Educação e Sociabilidade do capital – João dos Reis Silva Junior (UFSCar – Brasil)
  • O projeto de universalização/inclusão da educação escolar na Venezuela – Luiz Bonilha – (Centro Internacional Miranda – Venezuela)
  • O modelo chileno de educação – Juan Casassus – (UNESCO – Chile)
  • O ensino superior e a integração da América Latina: o papel da Unila – Elgio Trindade (UNILA – Brasil)

18:00 horas

  • Lançamento de Livros
  • Apresentação de Pôsteres dialogados (CENTRO DE CONVEÇÕES)

11/10/2011 LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES

8:30 às 12:00 horas – Mesa Redonda III: 

Sistemas de seguridade social na América Latina no Século XXI

  • Modelos de desenvolvimento e sistemas universais de seguridade – Rosinha (Dep. Federal/Brasil)
  • Capitalismo Dependente, Trabalho e Direitos Universais: contraditórias garantias nos sistemas de Seguridade Social Latinoamericanos – Beatriz Augusto de Paiva (UFSC/IELA)
  • O Estado necessário para a universalização de Sistemas Universais de Seguridade Social – Jorge Abrahão de Castro (Diretoria de Estudos Sociais – IPEA)

14:00 às 17:30 horas – Mesa Redonda IVEconomia e Sociedade: a encruzilhada da América Latina no Século XXI

  • Estado ou Mercado: Marx ou Keynes – Jerônimo de Sierra (UNILA – Uruguai)
  • O desenvolvimentismo como falsa alternativa para a América Latina – Nildo Ouriques (IELA/UFSC)
  • Desenvolvimento, Planejamento e Políticas Sociais – Marcio Pochmann (Diretor Presidente – IPEA) (A confirmar)

19:00 às 22:00 horas – Mesa Redonda V

Formas de resistência e emancipação na América Latina
  • A luta pela terra e a emancipação do homem- João Pedro Stédile (Coordenador do MST – Via Campesina)
  • Indústria de comunicação e formas de emancipação – Beto Almeida (TV Senado/Diretor Telesur)
  • A rebelião dos jovens na América Latina – Ramón Casanova (CENDES/UCV/Venezuela)

12/10/2011 LOCAL: UNIOESTE (PRÉDIO DAS SALAS DE AULA)

8:00 às 12:00 horas
Apresentação de Trabalhos na forma de Comunicação Oral (Unioeste – Campus de Cascavel)
Mais informações em: https://www.unioeste.br/eventos/gpps/

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Previous Story

A tragédia dos Comuns

JICSbanner
Next Story

IV Jornada de Ciências Sociais – IFCS / UFRJ

Latest from Sem categoria

Lado yang?

Por  Karla Cristina da Silva* Eu não quero ser Yin muito menos Yang… Tirar a paz? Desequilibrar o mundo? Tanto faz… Foi Pandora quem abriu
Go toTop

Don't Miss