topo2

XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana.

topo2
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, sob a coordenação do Instituto Humanitas Unisinos IHU, conjuntamente com os PPGs de Ciências Sociais, Direito, Educação, Filosofia, Saúde Coletiva, realizará no período de 13 a 16 de setembro de 2010, o XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana.

Este evento, que envolve várias atividades, pretende debater o biopoder e a biopolítica e seus impactos em dimensões sociais, culturais, éticas, legais, econômicas, no mundo do trabalho, dentre outras, buscando encontrar possibilidades de subverter este poder sobre a vida muitas vezes invisível. Deverá proporcionar aos participantes uma análise transdisciplinar dos modos de captura da vida humana pelos dispositivos de poder, discutindo os modos biopolitícos de redução da vida humana à mera “vida nua” e seus impactos em relação não somente ao nível de tecnologia e trabalho, mas também das experiências particulares da sociedade, em diferentes dimensões.
O Simpósio tem perspectiva transdisciplinar e terá a contribuição de especialistas de diversas áreas da pesquisa científica, tais como: Antropologia, Direito, Educação, Filosofia, Letras, Cinema, Psicologia, Sociologia e Teologia, provenientes de todo o Brasil e exterior. Constam no programa as seguintes atividades, com previsão de debate:

•Conferências a cargo de pesquisadores internacionais e nacionais de renome nas suas áreas respectivas.

•Minicursos sobre aspectos específicos do tema geral, ministrados por especialistas.
•Comunicações e pôsteres, previamente selecionados dentre as propostas enviadas por pesquisadores, apresentadas em grupos com temáticas semelhantes.
Salienta-se que este evento também esta sendo oferecido no modo virtual, por meio do Second Life, possibilitando a participação, à distância, aos que se inscreverem nesta modalidade, somente nas conferências que acontecerão no Anfiteatro Pe. Werner.

Durante essa semana e na próxima serão sorteadas credenciais via Twitter (@_ihu) para os seguidores. Basta das RT nos posts com a hashtag #desgovernobiopolitico

Mais informações em:  https://www.unisinos.br/eventos/des_governobiopolitico/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=52

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Previous Story

Bolsa Família em discussão

Next Story

CAPITAL SOCIAL: PERVERSIDADES NA PRÁTICA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Latest from Sem categoria

Lado yang?

Por  Karla Cristina da Silva* Eu não quero ser Yin muito menos Yang… Tirar a paz? Desequilibrar o mundo? Tanto faz… Foi Pandora quem abriu
Go toTop

Don't Miss