Captura de Tela 2017 01 25 às 10.06.46

Florestan Fernandes e o marxismo: entrevista com Lidiane Rodrigues (UFSCar)

Lidiane Rodrigues* (UFSCar), professora doutora,  apresenta neste vídeo alguns elementos que colaboram para  a compreensão das relações existente entre o pensamento de Florestan Fernandes e o marxismo. A entrevista foi realizada e publicada pelo blog Global Editora .

 

Lidiane Rodrigues, em 2006, defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo cujo título do trabalho é “Entre a Academia e o Partido: A obra de Florestan Fernandes (1969-1983)” [Disponível AQUI].
A professora doutora Lidiane Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, apresenta neste vídeo alguns pensamentos sobre a relação do sociólogo Florestan Fernandes e o marxismo. Ele acreditava no regime socialista como o melhor caminho para a sociedade, ainda que tenha visto ruir os governos instalados na Europa, principalmente o da União Soviética. No livro Leituras & Legados (Global Editora) há o ensaio Reflexão sobre o socialismo e a autoemancipação dos trabalhadores, formatado a partir de uma palestra de Florestan, em 1991, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. No mesmo livro, pode-se ler os depoimentos de Florestan Fernandes sobre o Socialismo, dados durante o programa Roda Viva (TV Cultura), em 1994.

Nota:

  • Lidiane Rodrigues é professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Doutora em História (USP). Desenvolve pesquisas na área de Sociologia dos Intelectuais, História das Ciências Sociais, História do Marxismo, Autoritarismo Contemporâneo e Direitas Brasileiras.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

vinte conceitos de design que podem ser utilizados na sala de aula noticias
Previous Story

Dica de como induzir o aluno a realizar uma leitura mais atenta dos textos

logo redor cmyk3Copia jazzz20140626172915
Next Story

Dica de plano de aula: Relações de Gênero

Latest from Teoria

anomia

O que é anomia?

Por Cristiano das Neves BodartContentsO conceito de anomiaA ampliação do conceito de anomiaInterpretações contemporâneas de anomia Atividade A anomia social designa um estado de desregulação
Normas sociais

Normas sociais: entre coesão social e dominação

 Normas sociais: entre coesão social e dominação Cristiano das Neves Bodart1Contents Normas sociais: entre coesão social e dominaçãoA perspectiva conservadoraA perspectiva críticaConsiderações finaisReferências bibliográficasDicas de
Go toTop

Don't Miss