Ciência Política para o ensino médio
Os professores Dr. Cristiano Bodart e Dr. César Sagrillo Figueiredo publicaram uma obra didática de Ciência Política para o ensino médio. De antemão, afirmamos que se trata de uma obra que traz os principais temas da Ciência Política de forma acessível aos estudantes do ensino médio, por isso, uma obra que precisa estar nas mãos dos professores e estudantes do ensino médio.
A Ciência Política é parte da Sociologia escolar, juntamente com a Antropologia e a Sociologia. Trata-se de uma área do saber de grande importância para a promoção de uma educação política crítica e deve ser ensinado nas escolas brasileiras, especialmente nas aulas de Sociologia, cuja formação disciplinar do professor o habilita a trabalhar de forma qualificada.
A obra
O livro didático em questão foi lançado pela Editora Café com Sociologia. Em cada um dos seus onze capítulos o professor encontrará uma apresentação introdutória que visa aproximar o tema da realidade dos estudantes, seguido de perguntas norteadoras para engajar os estudantes na aula e avaliar o conhecimento que eles trazem do tema. Posteriormente, o capítulo segue com o texto de apresentação do conteúdo, o qual se utiliza de uma variedade de estratégicas para tornar o texto atrativo. Após o texto base, encontra-se questões para avaliar o que os estudantes aprenderam seguido de atividades e dicas de leituras. Os recursos adotados pelos autores envolvem charges, filmes, documentários, fotografias, reportagens, memes, História em Quadrinho, músicas, caça-palavras, etc.
O livro “Ciência Política para o ensino médio” pode ser adquirido AQUI.
Os capítulos da obra:
- Política e Ciência Política;
O poder;
Estado e Governo;
Representações Políticas
Os Três Poderes
Democracia e participação social;
Federalismo;
Ideologia e grupos políticos;
Esfera pública;
Ações coletivas, movimentos sociais e grupos de pressão;
Direitos civis, Direitos Humanos e cidadania.
Não deixe de conhecer essa obra didática. Certamente será um ótimo recurso para a promoção de um conhecimento incontestavelmente importante. Definitivamente, é um recurso qualificado (contou com a avaliação de 33 professores doutores, mestres e graduados em Ciência Sociais.