Mas por que somos todos preconceituosos? Em nossas relações sociais sempre que nos deparamos com o novo ou com o desconhecido buscamos elementos que, associados às experiências passadas, nos ajudam a “conhecer” o desconhecido. Goffman, em sua obra “A representação do Eu na Vida Cotidiana”, destacou como nos apropriamos das experiências passadas para compreender as novas experiências ou para nos situarmos e interagirmos da melhor forma possível nesse momento. Quando nos encontramos com uma pessoa idosa, por exemplo, acionamos nossa memória, nos apropriamos do conceito prévio de idoso para assim projetarmos nossa maneira de interagir com ele; quando encontro com um vendedor que nunca vi antes, recorro aos meus conceitos prévios de vendedor para interagir com ele da melhor maneira; temos, nesses exemplos, casos claros de preconceito. Dito isto, o preconceito está presente no nosso cotidiano, sendo importante para nossas interações sociais.
Como citar este texto:
BODART, Cristiano das Neves. Conceitos sociológicos em expressões cotidianas: preconceito. Blog Café com Sociologia. 2015. Disponível em:<https://cafecomsociologia.com/conceitos-sociol…os-em-expressoes/>. Acesso em: dia mês ano.
Excelente texto! Um conceito que, apesar de muito usado no cotidiano, poucos sabem o real significado. Parabéns não só pela explicação, mas por todo o site!
parabéns pela exposição… muito bom…