Qual a imagem feminina? Qual o papel da mulher na Sociedade? A partir desta indagação é possível desenvolver um debate em torno da discriminação de gênero e sua ligação com a mídia.
A fim de partir de um exemplo ilustrativo, assista com os alunos o vídeo “Promoção Top Cozinha Maravilha”.
A música e a imagem fazem uma apologia à imagem feminina como símbolo sexual e ao mesmo tempo como serviçal dos homens, como se a cozinha fosse seu lugar. Vende uma mensagem de que sexualidade e dona de casa (nova… bonita…) devem ser qualidades perseguidas pelas mulheres.
Em apenas um comercial é possível identificar as marcas do machismo (re)criado e consolidado pela sociedade brasileira.
A mídia, levada pelo seu objetivo (promover a venda) muitas vezes retransmite (e fortalece) uma imagem discriminatória e reducionista da mulher sem mesmo ter a intenção direta de faze-lo. Isso ocorre por está inserida em uma sociedade marcada por ideias estereotipadas da mulher. Assim levantamos uma questão: É a mídia responsável por criar e fortalecer tais estereótipos ou ela é “vítima” da sociedade a qual está inserida? No caso da propaganda do vídeo abaixo, os seus produtores são vítimas ou culpados pela imagem estereotipada, reducionista e discriminatória transmitida? Bom debate!
Gostei, bem polêmico.Parabéns.
Obrigado. Fico contente que tenha agradado.
BEM PROF CRISTIANO PEÇO QUE ME SIGA EM MEU BLOG, POIS BREVE ESTAREI POSTANDO UM VÍDEO QUE ADAPTEI ESSE CONTEÚDO EM GLOBALIZAÇÃO. VALEU SUCESSO AÍ.
Ótimo tema, polêmico e sempre atual!
Obrigado e parabéns pelo espaço!!
Muito bom. Obrigado por partilhar suas experiências