Dica de Aula de Sociologia: A Mídia e a imagem feminina

Qual a imagem feminina? Qual o papel da mulher na Sociedade? A partir desta indagação é possível desenvolver um debate em torno da discriminação de gênero e sua ligação com a mídia.

A fim de partir de um exemplo ilustrativo, assista com os alunos o vídeo “Promoção Top Cozinha Maravilha”.
A música e a imagem fazem uma apologia à imagem feminina como símbolo sexual e ao mesmo tempo como serviçal dos homens, como se a cozinha fosse seu lugar. Vende uma mensagem de que sexualidade e dona de casa (nova… bonita…) devem ser qualidades perseguidas pelas mulheres.
Em apenas um comercial é possível identificar as marcas do machismo (re)criado e consolidado pela sociedade brasileira.
A mídia, levada pelo seu objetivo (promover a venda) muitas vezes retransmite  (e fortalece) uma imagem discriminatória e reducionista da mulher sem mesmo ter a intenção direta de faze-lo. Isso ocorre por está inserida em uma sociedade marcada por ideias estereotipadas da mulher. Assim levantamos uma questão: É a mídia responsável por criar e fortalecer tais estereótipos ou ela é “vítima” da sociedade a qual está inserida? No caso da propaganda do vídeo abaixo, os seus produtores são vítimas ou culpados pela imagem estereotipada, reducionista e discriminatória transmitida? Bom debate!

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

6 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile