Reflexões sociológicas
Em A.I. a relação entre Homem e Natureza é retratada como distópica e catastrófica. Em lugar da Utopia de um futuro de bonança e superação das necessidades básicas pelo uso da Ciência e da Tecnologia, promessa central do Iluminismo e da Modernidade, temos um planeta devastado.
Na distopia de A.I., o Homem tornou-se cada vez mais dependente das Máquinas, inclusive no plano emocional.
Ao final do filme as máquinas sobrevivem aos seres orgânicos. Depois de dois mil anos o homem é uma espécie extinta. O mundo está povoado por mecas altamente desenvolvidos, que fazem escavações para descobrir suas origens.
Trecho do filme
– Tecnologia
Sugestões temáticas
– Evolução – Relação homem x máquina – Degradação ambiental – Sociedade |
– Tecnologia – Humanização x mecanização – Configurações familiares – Revolução Industrial |
Publicado originalmente em:
https://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=615#
Em A.I. a relação entre Homem e Natureza é retratada como distópica e catastrófica. Em lugar da Utopia de um futuro de bonança e superação das necessidades básicas pelo uso da Ciência e da Tecnologia, promessa central do Iluminismo e da Modernidade, temos um planeta devastado. Em A.I. a relação entre Homem e Natureza é retratada como distópica e catastrófica. Em lugar da Utopia de um futuro de bonança e superação das necessidades básicas pelo uso da Ciência e da Tecnologia, promessa central do Iluminismo e da Modernidade, temos um planeta devastado.