Dica de Filme Sociologia: AI – Inteligência artificial

Reflexões sociológicas
Em A.I. a relação entre Homem e Natureza é retratada como distópica e catastrófica. Em lugar da Utopia de um futuro de bonança e superação das necessidades básicas pelo uso da Ciência e da Tecnologia, ­ promessa central do Iluminismo e da Modernidade,­ temos um planeta devastado.

Na distopia de A.I., o Homem tornou-­se cada vez mais dependente das Máquinas, inclusive no plano emocional.

Ao final do filme as máquinas sobrevivem aos seres orgânicos. Depois de dois mil anos o homem é uma espécie extinta. O mundo está povoado por mecas altamente desenvolvidos, que fazem escavações para descobrir suas origens.

Trecho do filme
Tecnologia

Sugestões temáticas

– Evolução
– Relação homem x máquina
– Degradação ambiental
– Sociedade
– Tecnologia
– Humanização x mecanização
– Configurações familiares
– Revolução Industrial

 

Publicado originalmente em:
https://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=615#

 

Em A.I. a relação entre Homem e Natureza é retratada como distópica e catastrófica. Em lugar da Utopia de um futuro de bonança e superação das necessidades básicas pelo uso da Ciência e da Tecnologia, ­ promessa central do Iluminismo e da Modernidade,­ temos um planeta devastado. Em A.I. a relação entre Homem e Natureza é retratada como distópica e catastrófica. Em lugar da Utopia de um futuro de bonança e superação das necessidades básicas pelo uso da Ciência e da Tecnologia, ­ promessa central do Iluminismo e da Modernidade,­ temos um planeta devastado.

 

 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

2 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: